10 de outubro de 2022

EMPAER de Chapada dos Guimarães da sequência no Projeto de Turismo Rural do Assentamento Água Branca

Elienai e Geraldo Lúcio 

No dia 10 de outubro de 2022 o Agente técnico da EMPAER Central Geraldo Donizeti Lúcio esteve na EMPAER de Chapada dos Guimarães, juntamente com a Extensionista Rural Local Elienai Correia realizando uma reunião  visando dar continuidade nos trabalhos de desenvolvimento do turismo rural com produção associada ao turismo e caminhadas na natureza que está em andamento no Assentamento Água Branca, no  referido município.


A programação foi a seguinte,  nos escritório da EMPAER  de Chapada dos Guimarães a partir da 8:30 horas da manhã, iniciaram a reunião de trabalho, tendo  como parâmetro as visitas técnicas e reunião anteriores no Assentamento Água Branca, o objetivo diz técnicos nesta reunião foi  de usar as suas percepções e experiencias técnicas e  elaborarem um esboço de projeto para cada propriedade visitada levando em conta  os conceitos de formatar um PMV – Produto Mínimo Viável para cada agricultor. 

Nesta reunião  a proposta foi  de trabalhar esta estratégia no universo dos produtores abaixo relacionadas identificando pelo menos uma atividade para cada um na formatação de seu produto turístico sendo que alguns terão mais de uma atividade: 


PROPRIEDADE /ATIVIDADE/PRODUTO

1- Cachoeira, Queijaria e Mel da Janne

2- Fabricação de Rapadura e Mel do sr. Ataide

3- Cachoeira, avistamento de Antas - Quinzim

4- Cachoeira, restaurante  e pássaros do Tico Tico

5- Morro e trilhas de caminhadas e de Moto Cross Lorival

6- Carne na lata do Teilon

7- Rodeio e cozinha da Deva

8- Praia do lago cozinha e bar do Sandro: roteiro por água e terra, redário

9- Casas para hospedagens do Junior

10- Casa de Farinha e Polvilho de mandioca da Dona Cota.


Este número de propriedades ainda poderá aumentar para mais 03 a 05, em outras visitas à serem realizadas num universo de 53 propriedades existentes.


Os Projetos esboçados na metodologia – PMV – Produto Mínimo Viável, acima relacionados posteriormente serão discutidos in’loco com cada proponente para participação e compartilhamento das ideias e depois finalizados e enviados a busca de financiamento se for o caso.


Na reunião de hoje os técnicos discutiram várias possibilidades de se agregar novos parceiros ao projeto visando subsídios financeiros e estruturais.


Outros fatores que foram  numerados hoje foi de que este projeto tem âmbitos de combate à fome e a pobreza com a geração de empregos e rendas e que também coopera na redução dos impactos do Êxodo rural  e por fim terá aspectos ambientais importantes para aquela região. Tudo isto posto  apresenta fundamentação para busca de parceiras na sua viabilidade.


Texto e fotos: Geraldo Donizeti Lúcio 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário