9 de setembro de 2022

Textos e fotos da Visita Técnica do SEBRAE dia 09 de Setembro no Engenho Baixa Verde em Serraria Pb - Rural Tur



Município: Serraria- PB

Distância da capital: 130 km 

Facebook: https://www.facebook.com/EngenhoBaixaVerde

Situado no município de Serraria na Paraíba construído em 1883 por Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola, o Engenho Baixa Verde é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste. Localizado na parte inferior da serra que dá acesso à cidade de Serraria. Além de seus atrativos, o visitante encontra em suas cercanias reservas de mata atlântica com árvores centenárias, clareiras e pedras gigantes. Integra o cenário do Engenho a paisagem serrana e um clima agradável, que adornam o visual de velhos engenhos.  A antiga agroindústria é propriedade privada da família Spínola, mas visitantes são bem-vindos, desde que façam a comunicação de forma antecipada aos proprietários. 

Faz parte da história do período açucareiro. Ele ainda conserva a sua capela, casa curada, senzala, antigo barracão e o maquinário com moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real e todo um conjunto arquitetônico, o que proporciona uma verdadeira volta ao passado onde as belezas do período colonial ficam evidenciadas em cada detalhe de sua construção rica em detalhes esculpidos nas fachadas. A casa-grande contém um pátio que servia para a secagem do café produzido na propriedade. A região do Brejo paraibano, já foi uma grande produtora de café. Próximo à propriedade se encontra a Mata do Grilo. A propriedade, que está inserida em região de preservação ecológica, mostra uma atração especial, a Pedra da Furna, antiga residência de índios. 

No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens “de época” para um documentário sobre o histórico passado de Serraria. Antigamente, a região mostrava muitas florestas de palmeiras. Os vales verdejantes que ainda perduram na região do Brejo paraibano, integram a paisagem dos velhos engenhos os quais favoreceram para um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Duarte e os Santos Lima na região dos municípios de Serraria e Borborema.


Fonte:https://www.paraibacriativa.com.br/artista/engenho-de-baixa-verde/ 

Outras fontes: 

https://zeoserver.pb.gov.br/jornalauniao/auniao2/servicos/arquivo-digital/jornal-a-uniao/2011-a-2015/2009/edicoes-especiais/especial-belezas-do-brejo—16-08-2009.pdf

https://brejoparaibano.com.br/cidades/serraria/

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/agenda/serraria-e-a-quinta-cidade-do-brejo-a-promover-a-rota-cultural-caminhos-do-frio-evento-comeca-nesta-2a-feira/

https://www.facebook.com/EngenhoBaixaVerde


























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário