15 de setembro de 2022

EMPAER e SEADTUR quer inserir produtor de uvas de Sorriso em Circuito de Turismo Rural na Agricultura Familiar.


No da 15 de Setembro a equipe da EMPAER e SEADTUR estiveram visitando propriedades em Sorriso  para levantamentos de realidade para o desenvolvimento do Turismo Rural, visando a estruturação, qualificação e formatação de um Circuito de Turismo Rural na Agricultura Familiar no município. 


O município de Sorriso, a 400 km de Cuiabá e 80 km de Sinop, sendo o maior município produtor de soja do mundo, no município existem um público de agricultores familiar em assentamentos e no entorno da área urbana


Dentre as propriedades visitadas estava a do agricultor gaúcho Claudio Ivo Verguz que tem um plantio de uvas.

O Sr. Claudio desde que chegou na região, há mais de 15 anos, investe no cultivo da fruta. 

Começou a plantar e viu que estava dando certo, apanhou um pouco no início porque não tinha a técnica", afirma o produtor rural


Se contar todos os pés o parreiral tem  mais de 500 pés de uva e a colheita é realizada duas vezes por ano que tem um sistema de irrigação com micro aspersão, cada  pé rende cerca de 15 quilos de uva por ano, que é vendida in natura ou transformada em vinho.Todo o processo de produção é artesanal. 


Mais de cinquenta por cento da produção é comercializado na própria propriedade no sistema colha e pague  onde os consumidores escolhem no pé qual cacho de uva vão levar pra casa. 

As uvas que não são vendidas na propriedade são comercializadas  nos  mercados do município  e processadas virando vinho.


Em períodos de estiagem, o parreiral é irrigado. Nos dias mais secos, são necessários entre 10 e 15 mil litros de água, investimento tem compensado. 


O plantio de uva é feito em 2.500 metros quadrados. Natural do Rio Grande do Sul, o agricultor trouxe de lá muita experiência no cultivo da uva e não quis desperdiçar esse conhecimento.


Na visita técnica o servidor Geraldo Donizeti Lucio  da EMPAER e Leandro Lima da SEADTUR tiveram a oportunidade de interagir com a agricultor conhecendo a sua experiência ao mesmo tempo em que falavam  sobre o projeto do Circuito de Turismo Rural  a ser implantado no município.


Jessica Coutinho Extensionista Rural e Sirlene Espíndola Extensionista Social da EMPAER de Sorriso que demandaram este projeto acompanharam todas as visitas que iniciaram dia 14 e finalistas dia 15, uma reunião foi feita na prefeitura com os Secretários da Agricultura e de Turismo do Município. 















































 



Nenhum comentário:

Postar um comentário