1 de setembro de 2022

Aspectos históricos e evolução do lazer e do Turismo

Conceito de História

“O conjunto de conhecimentos , adquiridas  através da tradição e/ou mediante documentos, acerca da evolução do passado da humanidade, segundo o lugar, a época e o ponto de vista escolhido.”(FERREIRA, 2001 p.395).

A história do Turismo está intrinsecamente ligada a história da humanidade, haja vista a necessidade constante de deslocamento do homem em seus primórdios tomando como ponto de vista as conquistas (guerras, invasões) por exemplo, ou  ainda tomando como motivação maior o lazer (termas medicinais, santuários).

Por isso é muito pertinente um breve estudo da história da evolução da humanidade e das mudanças ocorridas na sociedade, para o estudo desta disciplina que contempla a fundamentação do turismo como atividade econômica e a hospitalidade como adjetivo indissociável a este setor.

Cronologia Histórica: 
Deslocamento , Viagens , Turismo

Homem das cavernas – Nômades
Jogos Olímpicos – Grécia (Séc. VIII a.C)
Peregrinações ao Santo Sepulcro (Séc. II E III)
Peregrinações para Roma – Santiago de Compostela (Séc. VI)
Cruzadas (Séc. XIII)
Costumes Licenciosos e Viagens Transoceânicas (Séc. XV)

Tempos depois, em meados do Séc. XVIII veio a revolução industrial, que trouxe consigo o chamado turismo neoclássico e o turismo romântico, nesse período já haviam muitas pousadas e também houve o avanço em diversas características da sociedade organizada, principalmente no que se refere a infraestrutura, que começava a se moldar em prol de uma evolução do ser humano em seu convívio com outras culturas.

Mas foi no Séc. XIX que houve o primeiro agenciamento de viagem: Thomas Cook, vendedor de bíblias, ao alugar um trem (meio de transporte até então utilizado mais para o transporte de cargas), comprou e revendeu bilhetes dando inicio assim a atividade de uma forma planejada e com a intenção de obtenção de lucro.

Resumo
O objetivo da História é principalmente o resgate dos aspectos culturais  de um povo ou de uma região que facilita o entendimento do processo de desenvolvimento através do tempo.


Há vários aspectos da evolução histórica que influenciaram consideravelmente o que viria a ser a atividade turística no mundo nos moldes atuais.

Agora colocaremos este filme que possui uma representatividade em relação ao inicio da atividade turística mundial .


ATIVIDADE:
1 - Comente o filme e relacione com o cenário atual
2 – Qual a importância da história para a sociedade e para a formação de cada indivíduo?
3 - Porque  diversos estudiosos consideram  a primeira fase da história do turismo com as viagens gregas e romanas?
4 – Quais os outros acontecimentos  pós-revolução industrial , que foram determinantes para o que viria a ser a atividade turistica nos dia de hoje?

FONTE: https://infoturismope.blogspot.com/2013/11/aspectos-historicos-e-evolucao-do-lazer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário