29 de abril de 2022

Tecnologia na agropecuária de baixa emissão de carbono.



Tecnologia na agropecuária de baixa emissão de carbono
Tecnologia na agropecuária
Confira como o Brasil tem tecnologia para manter pecuária com baixa emissão de carbono

Tecnologia na agropecuária. A pecuária é uma das atividades que mais geram gás e o setor precisa se organizar em prol da redução

Primeiramente; na recente conferência sobre o clima, em 2022; foi acordado diminuição em pelo menos 30% da emissão de metano. Esse pacto precisa ser cumprido até 2030. Por isso, o setor da pecuária precisa se reorganizar e cumprir sua parte. Afinal, é um dos setores que mais emitem gases.

Tecnologia para pecuária com baixa emissão de carbono

Nesse sentido, pesquisadores da Embrapa apresentam o que eles chamam de boa notícia para o setor. Eles apresentaram os avanços com uso da tecnologia para produtores e profissionais envolvidos no setor, considerado bastante importante no Brasil e no mundo.

Basicamente, os especialistas dizem que em sistemas bem manejados, há elevação de material orgânico no solo. Com isso, há a estocagem do carbono por meio das raízes e das árvores.

Além disso, a pastagem com correto manejo também se torna mais produtiva. Por exemplo,  o rebanho ganha mais peso e existe maior precocidade sexual nas novilhas.

Outro ponto citado é a necessidade de criar mecanismos para redução da emissão pela alimentação do boi. Isso porque, esta opção seria a mais viável entre as soluções apresentadas.

Nesse contexto, a ideia é reduzir o ciclo do animal. Desse jeito, a emissão por quilo de carne ou leite produzidos será menor.

O que dizem os Especialistas?

Os especialistas da Embrapa falam também  nos sistemas  ILPF e  ILP, como ferramentas relevantes para  melhoramento do uso do solo, bem como para diminuir a emissão do carbono. Neste caso; os modelos tradicionais já conseguem usar com objetivo e resultado de diminuição, dizem. 

Por exemplo, um pasto com bom manejo pode compensar o que seria a emissão de dois bois.  Já em sistemas com árvores, a compensação chega a ser de 10 animais.

Por fim, os envolvidos na pesquisa da Embrapa falam que tecnologia há; além das práticas estarem prontas; para serem adotadas no Brasil.

Agora, falta adesão, ainda que seja claro que os resultados  representam oportunidade para a pecuária.  A adoção pode representar elevação do valor agregado de seu produto.

Agradecimento e informações

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. O Portal Vivendo Agro é um espaço para te manter informado sobre dados e curiosidades a respeito do agronegócio brasileiro e tudo que gira em torno deste assunto.

Lembrando que todo conteúdo postado neste site, são antes analisados  por profissionais do Agronegócio do Brasil, visando garantir a autenticidade, além disso, os artigos são escritos por redatores especializados, de forma que fique fácil e compreensiva a sua leitura. Tudo isso para facilitar; a você que esta ai do outro lado lendo este valioso conteúdo, somos gratos por tê-lo aqui.

Leia também:

Vivendo Agro

Nenhum comentário:

Postar um comentário