29 de abril de 2022

Publicação lançada durante uma transmissão online nesta terça-feira busca favorecer a inclusão de mais territórios brasileiros na Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

Fomentar projetos de geoparques em diferentes estágios e contribuir para a criação de mecanismos de apoio ao turismo sustentável, com reflexos na geração de emprego e renda. Estes são alguns dos objetivos do Manual de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Geoparques no Brasil, lançado nesta terça-feira (26.04) durante uma transmissão online promovida pelo Ministério do Turismo.
Elaborada a partir de um acordo de cooperação técnica firmado junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a publicação busca favorecer a estruturação de locais que aliam o turismo à valorização e à conservação da diversidade geológica, paleontológica, natural e cultural do país, elevando a visibilidade do Brasil no setor. (Acesse AQUI o Manual)

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou que a iniciativa evidencia o empenho do governo Jair Bolsonaro no sentido de garantir boas experiências a visitantes e moradores dos destinos envolvidos. “Hoje damos mais um importante passo para garantir o adequado aproveitamento do nosso grande potencial turístico e avançarmos na sustentabilidade do setor”, destacou.

O Manual vai apoiar o direcionamento de políticas públicas das três esferas de governo e a orientação de ações de investimento, marketing e de promoção para este nicho de mercado, entre outras ações. Com isso, espera-se proporcionar a inclusão de mais localidades brasileiras na Rede Global de Geoparques da UNESCO, que promove o desenvolvimento sustentável e a economia criativa das áreas reconhecidas.

Durante a live, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, sublinhou a importância da publicação para avanços na área. “O Manual abre caminho para termos mais territórios aptos a participar da Rede Mundial da Unesco. Parabenizo aqui a equipe envolvida na elaboração do Manual, que reuniu acadêmicos e técnicos do Ministério do Turismo e da UNESCO”, declarou.

Destinada a trabalhadores do setor turístico, profissionais da área de geociências, gestores públicos, empresários, estudantes, professores e a outros interessados na temática, o Manual de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Geoparques no Brasil foi elaborado por equipes da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A coordenadora do Setor de Cultura da Representação da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, apontou que a publicação favorece o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Manual demonstra como o governo brasileiro está contribuindo para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Estamos muito satisfeitos em poder estar trabalhando juntos”, comentou.

INOVAÇÃO – Presente à live, a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur, Nicole Facuri, frisou que o Manual contribui para a diversificação da oferta turística. “A gente vem trabalhando no fomento a produtos turísticos que sejam inovadores e tenham chancelas. Isso é muito importante para elevar a competitividade do produto Brasil no mercado nacional e internacional”, afirmou.

Nicole Facuri acrescentou que a parceria com a UNESCO na área também prevê o fomento à formação do Comitê Nacional de Geoparques, via Ministério de Relações Exteriores; à criação da Rede Brasileira de Geoparques e o desenvolvimento de uma estratégia de divulgação e comunicação envolvendo os geoparques já existentes no país, entre outras providências conjuntas.

A transmissão online desta terça-feira também reuniu os professores doutores Marcos Nascimento e Marcelo Taveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadores científicos do projeto de elaboração do Manual; a jornalista Maria Clara Tavares, responsável pelos textos da publicação, e o biólogo Edson Vieira Filho (UFRN), ao qual coube a identidade visual do Manual.

Participaram ainda da live Janaína Medeiros, diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, que já integra a Rede da Unesco, e Leandro Bazotti, coordenador do Eixo de Turismo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que envolve cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e também integra a Rede Global.

Assista ou reveja a live:

MTur


FONTE: https://alelontra.com.br/manual-do-mtur-orienta-criacao-de-produtos-turisticos-de-geoparques/

Nenhum comentário:

Postar um comentário