14 de abril de 2022

Localização e descritivo dos pólos de ecoturismo em Mato Grosso

 


1) Pólo da Chapada dos Guimarães

O Pólo Ecoturístico da Chapada dos Guimarães compreende a região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e seu entorno, tendo como atrativos desde a parte baixa da Chapada (município de Cuiabá), passando por sua borda (cachoeiras e mirantes), indo até o seu interior (rios, grutas e aspectos históricos do garimpo de diamantes). O principal atrativo no entanto, é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com 33 mil ha de cânions, cascatas, quedas-d'água, cavernas e sítios arqueológicos e altitude média de 860 m. As formações rochosas, os cursos d'água, a fauna e a flora, e a magnífica vista atraem visitantes de todo o Brasil

2) Pólo do Pantanal Norte

O Pólo Ecoturístico do Pantanal Norte está centrado no trecho da Estrada Parque Transpantaneira entre Poconé e Porto Cercado, próximo à RPPN SESC Pantanal, sendo ligado a Barão de Melgaço pelas baías de Chacororé e Siá Mariana, chegando também até Cáceres, às margens do rio Paraguai. A grande diversidade e quantidade de fauna silvestre constituem o principal atrativo da região. Um dos principias produtos ecoturísticos desenvolvidos na região é a própria Estrada Parque Transpantaneira que, passou por obras de recuperação e hoje em bom estado é bastante visitada por turistas, principalmente nos trechos mais próximos a Poconé.

3) Pólo da Amazônia Mato-grossense

O Pólo Ecoturístico da Amazônia Mato-grossense está localizado na fronteira dos Estados de Mato Grosso e Pará, em pleno domínio ecológico da Floresta Amazônica, no município de Alta Floresta (MT), inclui os rios Teles Pires e Cristalino. Possui como principais atrativos ecoturísticos: passeios de barco, pescaria esportiva e observação de fauna e flora com grande riqueza de espécies animais e vegetais; além de contar com ótimas opções para banhos de rio e cachoeira, e trilhas especialmente abertas para a observação de aves. Atualmente, está sendo criado e implantado o Parque Estadual do Cristalino, planejado no escopo do PROECOTUR para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo.

4) Pólo do Vale do Araguaia

Região de beleza ímpar devido à sua vegetação e fauna, o Pólo do Araguaia se  caracterizada por uma zona de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. O Rio Araguaia que dá nome ao Pólo nasce na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas e em seu trajeto de 2.115 km em direção ao Norte do país, serve de limite entre os Estados de Goiás e Mato Grosso. A diversidade dos ecossistemas protegidos pelos Parques Estadual e Nacional do Araguaia favorece a observação de aves e ao turismo científico de estudo da fauna e da flora.

O Pólo do Guaporé vem se inserir nesse contexto aproveitando-se da alavancagem oferecida pelos destinos já consolidados no Estado. Uma estratégia de venda do novo destino certamente contará com informações sobre o Guaporé sendo divulgadas nos mencionados destinos já consolidados. Ademais, o Pólo apresenta o diferencial de se localizar em posição estratégica formando um corredor natural ao Norte, com o Pólo de Rondônia (definido pelo PROECOTUR) e Parque Noel Kempf Mercado, na Bolívia e ao Sul, fazendo fronteira com o Parque Nacional do Pantanal.

 A longo prazo, a qualidade dos atrativos ecoturísticos combinada com a forte cultura popular permite vislumbrar o ecoturismo como um importante setor da economia do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário