14 de abril de 2022

Estação Telegráfica Rondon em Porto Esperidião - Mato Grosso

 

Foto da Estação Telegráfica Rondon sem restauração 

Foto da Estação Telegráfica Rondon restaurada 

 O telégrafo Rondon se confunde com a própria história da cidade de Porto Esperidão. Nos idos de 1906, ao assumir a Presidência da República, Afonso Pena incumbiu o Marechal Rondon da missão de construir uma linha telegráfica que atingisse a Amazônia, região insólita e totalmente desconhecida, projeto este que viria mais tarde ser expandido ao restante do país. Nesse mesmo ano criou-se a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas que teria como objetivo, além da construção de linhas telegráficas, os trabalhos de reconhecimento e determinações geográficas; estudo das riquezas minerais, da constituição do solo, do clima, da vegetação, dos rios e implantação dos primeiros núcleos de povoação, lavouras e pecuária.

A linha de Cáceres a Mato Grosso, hoje Vila Bela da Santíssima Trindade, inaugurada em 21 de fevereiro de 1908, possuía em seu percurso as estações de Porto Salitre, hoje Porto Esperidião, e Pontes e Lacerda, além das duas primeiras citadas. Porto Salitre, recebeu o nome de Porto Esperidião em 1906, quando o marechal Rondon homenageou, por serviços prestados a essa região, o Engenheiro Esperidião da Costa Marques, falecido em 1906 em pleno exercício de sua profissão. Atualmente, o Posto Telegráfico de Porto Esperidião é o mais bem conservado da região e com um projeto de reforma possibilitará ao município de Porto Esperidião contar através de sua história a época de consolidação da região.

 Comparativamente aos outros postos telegráficos da região, o de Porto Esperidião é um dos mais bem preservados. Entretanto,  está em boas condições e apto a receber visitações turísticas.

O município de Porto Esperidião fez a  restauração do Posto e construção destinando a  um centro de cultura no local.

 


Um comentário: