14 de abril de 2022

Amostra de Alguns Atrativos do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco em Vila Bela da Santíssima Trindade - MT


=>Cachoeira do Jatobá

Cachoeira do Jatobá - 240 metros 

Dotada de uma beleza cênica incomparável com sua queda de aproximadamente 150m, passando por cânions estreitos, a Cachoeira do Jatobá está localizada a uma distância de 30 km do centro da Vila Bela. O acesso é difícil e a trilha não demarcada é pesada, o que contribuiu para a beleza quase intocada do lugar. A caminhada de aproximadamente 4km, possui alguns trechos íngremes e de difícil transposição, além de uma gruta de 100m semi-submersa. Parte do trajeto é feito pelas margens do rio. Entretanto, a uma certa altura, os paredões do cânion se estreitam, as águas se tornam profundas e formam-se verdadeiras muralhas quase na vertical, impedindo a passagem. A partir desse ponto é necessário desviar do leito do rio e alcançar a parte alta do cânion até atingir a queda d´água.

=>Cachoeira do Galerinha

Cachoeira do Galerinha: 180 metros de queda

É a cachoeira mais alta do Mato Grosso, formada pelas águas do Rio Galera. A Cachoeira do Galerinha possui uma queda d´água de beleza singular que despenca de uma altura de 180 metros a partir de um paredão rochoso, em meio a um vale de floresta amazônica. O acesso é extremamente difícil; além de distante da cidade só é possível chegar no alto da cachoeira em veículos com tração 4x4. Não há trilhas até os pontos de observação da cachoeira e durante a visitação ao atrativo, a equipe precisou percorrer o caminho por entre a mata, beirando os paredões. Portanto, ainda não há condições ideais de segurança aos futuros visitantes

=>Cachoeira do Paraíso

Foto - Cachoeira do Paraíso


A Cachoeira do Paraíso é parada obrigatória para o visitante do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco. O que impressiona além da altura de sua queda é o volume de suas águas mesmo na estação seca. Formada por uma seqüência de quedas, apresenta potencial para a construção de trilha para observação panorâmica das quedas. O grande volume de água é responsável pela formação de uma enorme piscina de águas límpidas e piscosas, ideal para banho e snorkeling, além de propiciar outras atividades como, por exemplo, bóia-cross.


=>Morro do Chapéu

Foto - Vista do Morro do Chapéu a partir do Rio Guaporé


Misterioso e imponente, serve como um referencial para o visitante do parque, podendo ser avistado de vários pontos. Uma das vistas mais bonitas que se tem do Morro do Chapéu é a partir do Rio Guaporé. Durante parte da navegação pelo rio, o morro pode ser visto de diversos ângulos, formando uma bela paisagem de fundo para quem passeia pelo rio. Possui imensos paredões e furnas (bocas de cavernas grandes e profundas) em seu entorno. É um local com grande potencial para o ecoturismo se forem estabelecidas trilhas apropriadas para a caminhada e escalada até seu topo, de onde poderá se ter uma vista espetacular do Parque e da cidade de Vila Bela, contornados pelo Guaporé e seus afluentes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário