12 de novembro de 2021

Produtores da Comunidade São Jerônimo buscam orientação para explorar o turismo rural

Na primeira visita, o técnico da Empaer fez um registro de fotos e irá fazer ume estudo técnico da viabilidade ou não de se explorar o turismo rural na região

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

- Foto por: Empaer
A | A

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) atendeu uma solicitação de produtores rurais da comunidade São Jerônimo, em Cuiabá que têm interesse de formatar um roteiro para explorar o turismo rural na região associada à agricultura familiar. Rica pela paisagem, a comunidade tem o mesmo nome do Morro de São Jerônimo de Chapada dos Guimarães por estar a 10 quilômetros de distância. O acesso é via bairro Doutor Fábio - Ponte de Ferro segue pela estrada de chão por mais 20 quilômetros.

O técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lucio, esteve na localidade na manhã desta sexta-feira (12.11), e foi recebido pelo casal Stefany Kelly Cruz Medeiros e Thiago Teixeira dos Santos.

Durante a visita, Geraldo fez um registro de fotos do local para um estudo técnico e, havendo viabilidade elaborar um projeto, além de ouviu os moradores. Atualmente, os produtores têm criação de suínos, peixes, aves e um pequeno pomar.

A ideia é associar a pequena produção familiar ao turismo rural com um roteiro formatado de caminhada até o Morro de São Jerônimo, um percurso de ida e volta de 20 quilômetros. Antes da saída, oferecer um café da manhã e no retorno um almoço com um espaço para descanso.

“A ideia é boa, mas é uma primeira visita. Vamos analisar cautelosamente cada ponto coletado da área. Em uma segunda visita a equipe de bem-estar social da Empaer irá orientar sobre a importância de boas práticas, destinação do lixo, entre outras situações”.

O presidente da Associação de Agricultores Familiar da Comunidade São Jerônimo, José Antônio também foi estimulado a associar a atividade turística como alternativa de renda.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário