26 de novembro de 2021

Geraldo Lúcio parabeniza o Mestre Alcides Ribeiro pela inauguração do Espaço Cultural - Museu da Viola de Cocho.

Foto de arquivo: Geraldo Lúcio e Alcides Ribeiro.


Gostaria aqui de parabenizar o meu grande amigo Mestre Alcides Ribeiro , pelo seu sucesso como cidadão e  artista divulgando e difundindo a arte de fazer e executar a viola de cocho que é um ícone da cultura mato-grossense, sobretudo da baixada cuiabana.

Eu acompanho a história do meu amigo Mestre Alcides  no turismo e na cultura do estado de Mato Grosso, desde o ano de 1999 à 22 anos, estando na Secretaria de Turismo do Estado, tive a oportunidade e a felicidade de ver o Alcides evoluir profissionalmente com os conhecimentos que ele herdou de seu pai o saudoso Mestre Caetano, que foi uma referência na cultura cuiabana e mato-grossense na fabricação e execução musical da Viola de Cocho.

Conheço a luta do Alcides em manter viva a historia da Viola de Cocho, fabricando, realizando oficinas vivas, participando de eventos no estado, no brasil e no exterior.

Meu amigo Alcides alguns anos se passaram e hoje dia 26 de novembro de 2021 você finalmente consegue realizar uma parte de tudo aquilo que sonhou ainda tendo o seu querido pai o saudoso Mestre Caetano vivo, que este momento seja para você, para sua família e amigos o inicio de várias outras realizações na sua visão de futuro para a cultura mato-grossense.

Parabéns pela inauguração do  Espaço Cultural Alcides Ribeiro,  Museu da Viola de Cocho no dia de hoje, que Deus possa te abençoar e que todos os seus sonhos e da sua família sejam realizados.

*Infelizmente não pude estar na inauguração deste espaço, mas com certeza estarei visitando em um momento oportuno, pois sei que este será um produto para visitação turística, como foi o seu sonho.

Sei também que o Museu está localizado na Rua Antônio Romão Filho sem número, no Distrito de Varginha no município de Santo Antônio do Leverger e estará aberto para visitação de terça à domingo das 09 às 19 horas e que os contatos são: (65) 99959 6366 - 99647 8998 - 999930 0561, conforme caartaz abaixo.

*Abraços meu amigo Mestre Alcides Ribeiro 
De seu grande amigo e irmão Geraldo Donizeti Lúcio 



Fotos de arquivo: Geraldo Lúcio 
Texto: Geraldo Lúcio


Clik na foto para ampliar







Ateliê de Viola de Cocho do Mestre Alcides na Varginha Santo Antônio do Leverger

Alcides Ribeiro, artesão e Mestre na Arte de fazer Viola de Cocho, Fabricante de viola de cocho,ganzá, mocho de siriri, gamelas, remos. artesnalmente em Cuiabá - Mato Grosso


Viola de Cocho
Promotor cultural, filho do mestre Caetano Ribeiro e artesão de Viola de Cocho, sendo que ele aprendeu com seu avô e Alcides com seu pai. Alcides esteve no 6º Salão de Turismo realizado em São Paulo, no Anhambi, nos dias 13 a 17 de Julho de 2011, a convite do Governo do Estado de Mato Grosso, SEDTUR E SEC, e fez performaçe no estande do estado e na área do Saber Fazer, do Ministério do Turismo no Salão.
No Salão esteve divulgando a cultura popular Matogrossense com a VIOLA de COCHO, dando informações  e Performance do modo de fazer viola de cocho, entalhando um único tronco de madeira maciço ainda verde a facão, e escavando com enchó e formão goiva.

Vejam algumas fotos tiradas no Salão e outras de outros eventos em que o artesão participou pelo Brasil.



FOTOS DO ALCIDES  NO SALÃO DE TURISMO
COM EQUIPE DA SEDTUR e SEC



ALCIDES E TETÉ BEZERRA ADIMIRANDO UM GAROTO
PAULISTA QUE NUNCA VIU A VIOLA DE COCHO
PEGÁ-LA E TOCAR O HINO NACIONAL E O BRASILEIRINHO
ELE SABE TOCAR VIOLÃO - MAS NÃO CONHECIA A VIOLA
DE COCHO...

MAIS FOTOS DO ALCIDES EM OUTROS EVENTOS
Alcides e o Governador de Mato Grosso Silval Barbosa


 CONFIRAM O CURRICULUM DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS DO ARTESÃO ALCIDES


Hoje presta serviço fazendo, oficinas, palestras, workshop e fabricando a viola de cocho para os órgãos Federal, Estadual e municipal, iniciativa privada em Mato Grosso e pelo Brasil quando solicitado.

Alcides tem divulgando a cultura popular Matogrossense com a VIOLA de COCHO,fazendo palestras e performance do modo de fazer viola de cocho, entalhando um único tronco de madeira maciço ainda verde a facão, e escavando com enchó e formão goiva.
Ele atua não apenas em Mato Grosso como também em outros estados. 

Esteve no Centro de Eventos  do Pantanal nas 5 edições da literamérica,

Na Feira do empreendedor,

Brasil mostra Brasil,

Feira do pantanal,SEBRAE ,SICME , Varias Secretaria Estaduais e municipais,

Festival cururu siriri pela 9ºedições,

Encontro de culturas de chapada dos Veadeiros em GO,

Encontro dos estados em DF,

Salão do turismo em São Paulo por ¨6º edição,

Encontro da diversidade cultura no Rio de Janeiro,

Encontro de culturas em Fortaleza,

12º Jornada do Livro Passo Fundo RS,

2º FESTISESI em Taguatiga Brasilia,

Performance para os Cônsules no Palácio do Itamarati, em escolas publicas,universidades e praças,

Gravações para Canais de Televisões de todo o Brasil, e Empresas Privadas;


Uns dos elaboradores do projeto " pontão da viola de cocho" junto do IPHAN,e Secretária

 Estadual de Cultura de Mato Grosso.


VEJAM NESTE VÍDEO COM O MESTRE  ALCIDES COMO É FABRICADA A VIOLA DE COCHO DE MODO ARTESANAL E TRADICIONAL



Filho do  saudoso  mestre Caetano Ribeiro e artesão de Viola de Cocho, aprendeu acompanhando essa arte com o seu saudoso pai desde os 15 anos, sendo que ele aprendeu com seu avô e Alcides com seu pai. Hoje presta serviço fazendo viola de cocho para os órgãos Federal, Estadual e municipal em Mato Grosso. Divulgando a cultura popular Mato-grossense com a VIOLA de COCHO,fazendo palestras e Performance do modo de fazer viola de cocho, entalhando um único tronco de madeira maciço ainda verde a facão, e escavando com enchó e formão goiva.

O Mestre Alcides já participou e participa de vários eventos culturais:

No Centro de eventos Pantanal em Cuiabá Mato Grosso, participou de todas as edições da Literamérica, Feira do Empreendedor, Brasil mostra Brasil, Festa do Pantanal, a convite da então  SEDTUR, SEDRAF, SEBRAE, SICME , e de varias outras Secretaria Estaduais e municipais, participou também do Festival Cururu Siriri, Encontro de culturas de chapada dos Veadeiros em GO,Encontro dos estados em DF,Salão do Turismo em São Paulo,Encontro da Diversidade Cultura no Rio de Janeiro,Encontro de culturas em Fortaleza,12º Jornada do Livro Passo Fundo RS, 2º FESTISESI em Taguatiga Brasilia, performance para os Cônsules no Palácio do Itamarati, em escolas publicas,universidades e praças, Gravações para Canais de Televisões de todo o Brasil, e Empresas Privadas.

Alcides é um dos elaboradores do projeto " pontão da viola de cocho" junto do IPHAN,e Secretária Estadual de Cultura de Mato Grosso.

Acervo - Blog turismoruralmt.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário