5 de outubro de 2021

Vamos contextualizar o Lazer e sua definição

Ainda não existe uma definição única para o significado do termo Lazer.

Esta é uma palavra que está sendo frequentemente empregada no cotidiano e, embora pareça uma novidade, o termo Lazer vem sendo discutido por filósofos e sociólogos há muito tempo.

A origem da palavra Lazer deriva do latim licere, que quer dizer ser permitido, lícito.

Para muitos o Lazer pode significar ócio, descanso, folga, tempo livre ou, até mesmo, um vazio, um perigo.

Opõe-se às obrigações e ao tempo de trabalho.

Trabalho que derivado do latim tripulium significa instrumento de tortura.

A verdade é que o Lazer possui diferentes conotações entre os

Existem quatro definições empregadas ao Lazer:

A Primeira:  Menciona as atividades da vida cotidiana do ser humano, de forma que todas possam vir a ser um Lazer.

E este é entendido como um estilo de vida e de comportamento que valoriza o prazer que pode ser encontrado em qualquer atividade, podendo-se, por exemplo, trabalhar ouvindo música ou estudar brincando.

 A Segunda: Resume o Lazer ao não trabalho, ao tempo fora do trabalho profissional. Nesse sentido incluem-se, então, as obrigações familiares, sócio-políticas e sócioreligiosas.

A Terceira: Exclui-se do Lazer, o trabalho e as obrigações doméstico-familiares, sem eliminar as obrigações sócio-políticas e sócio-religiosas.

A Quarta e última definição:  Encontra-se, então, a defesa do sociólogo, onde Lazer é o tempo aprovado ao indivíduo após ter desempenhado suas obrigações profissionais, familiares, sócio-políticas e sócio-religiosas. Um tempo disponível cuja finalidade é a auto-satisfação.

*Definições Segundo Dumazedier (1979),

Baseando-se nas definições de Dumazedier e referindo-se ao desacordo de estudiosos sobre o conceito de Lazer, Marcellino (1995a) afirma que este pode distinguir-se em duas linhas.

A Primeira: Enfatiza o aspecto atitude considerando o Lazer como um estilo de vida, da mesma forma que a primeira definição de Dumazedier, em que a satisfação é provocada pela atitude onde qualquer situação possa constituir sua prática.

Já a Segunda linha:  Relaciona-se a quarta definição do sociólogo, supondo o aspecto tempo caracterizado como tempo livre do trabalho e de outras obrigações, destacando-se a qualidade das ocupações desenvolvidas.

Mesmo após apresentar a conceituação do Lazer entre os estudiosos, referindo-se a duas linhas distintas, Marcellino (1995a) constrói sua própria definição do tema.

 Lazer: É entendido como uma vivência, uma atividade de interesses variados que é praticado no tempo disponível, de caráter desinteressado e de escolha individual, proporcionando determinados efeitos que podem ser de descanso físico ou mental, o divertimento e o desenvolvimento da personalidade e da sociabilidade do indivíduo.

Nota-se que a polêmica do Lazer tende, basicamente, aos aspectos de tempo e atitude, onde grande parte dos estudiosos sobre o assunto assume como referência um conceito mencionado em vários livros, definindo Lazer como:

Conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária, ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das ocupações profissionais, familiares e sociais (DUMAZEDIER apud MARCELLINO, 1995b, p. 25).

Não se pode deixar de mencionar, porém, que dentre outras abordagens intituladas ao Lazer, é possível encontrar, segundo o próprio Marcellino (1995a), uma visão funcionalista do mesmo, apresentando um caráter conservador em termos de valores que buscam a paz e a ordem social, assim como a manutenção do status quo distinguindo-se em abordagem romântica, na qual são enfatizados valores tradicionais da sociedade (demonstrando-se recordações nostálgicas do passado); e a abordagem moralista, na qual o Lazer assume um caráter ambíguo.

Na abordagem compensatória, ele irá, justamente, compensar a insatisfação e a alienação do trabalho.

Por fim, na abordagem utilitarista, o Lazer é reduzido a instrumento de desenvolvimento do papel produtivo do indivíduo, devido sua função de recuperação da força de trabalho.

Desta forma é possível perceber a existência de diferentes enfoques quanto à significação do Lazer.

Este, no entanto, está diretamente relacionado ao tempo, mais precisamente a parcela do tempo disponível, liberado do período de trabalho e após a realização de atividades de cunho obrigatório.

Diante disso, sendo ele de livre escolha e contribuindo para o descanso físico e mental, para o desenvolvimento pessoal e social, participando-se ativamente ou contemplando-se simplesmente, o Lazer deve ser, portanto, vivenciado durante o tempo disponível como forma de prazer e satisfação do indivíduo.

ESCRITO POR: 

Geraldo Donizeti Lúcio

Economista 

Especialista em Turismo Rural

Fonte: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt11-lazer-na-terceira-idade.PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário