5 de outubro de 2021

Turismo rural , opção de Lazer para todos principalmente para a terceira (melhor) idade.

A Revolução Industrial provocou o fenômeno do êxodo rural ou seja a migração das pessoas do meio rural para os centros urbanos em busca de trabalho nas indústrias e também do conforto das grandes cidades

Este fator culminou com a  concentração de riquezas que  teve uma elevação considerável nesse meio urbano, gerando uma nova classe de ricos caracterizados, geralmente, por banqueiros, comerciantes e financistas.

Com o advento do progresso industrial desenvolveu-se a produção de bens e consumo, necessitando não só de tempo para realizar essa produção, como também de um tempo disponível para que se efetue o consumo.

Durante esse período ocorreram várias reivindicações por melhores condições de trabalho conquistando-se, assim, a redução da jornada de produção e também os finais de semana; direito a aposentadoria e férias remuneradas.

Assim, o indivíduo passou a adquirir o aumento de seu tempo livre e, consequentemente, do tempo de Lazer.

Ao longo dos anos, o próprio Lazer passou a ser considerado como um bem de consumo através do processo de criação de equipamentos e atividades específicas para tal fim.

Partindo-se desse contexto, uma das opções desse período de Lazer é o Turismo Rural com o intuito de relembrar e ou voltar as origens.

Em alguns casos específicos o Turismo Rural está proporcionando a contramão do êxodo rural, dando oportunidade às pessoas que deixaram o meio rural por algum motivo, de voltar para suas origens e ainda receber estímulos para desenvolvimento de uma serie de atividades, como o processamento de produtos na fabricação de vestuários, doces, licores, sucos, construções e instalações, serviços diversos públicos e privados, transportes, hospedagens, alimentação, sem contar com o contato com o turista e os moradores locais, na hora da venda de produtos artesanais. 

As necessidades do ser humano são consideradas por aspectos físicos, sociais e psíquicos, formando-se uma pirâmide onde em sua base encontram-se as necessidades físicas (fisiológicas e de segurança), seguidas pelas necessidades sociais (afetivas e de estima) e, alcançando o topo da pirâmide, as necessidades psíquicas (de auto-desenvolvimento e auto-realização).

Neste termos o Turismo Rural  pode então ser caracterizado sob duas considerações: Objetivando a viagem como obtenção de status ou buscando no Turismo uma atividade prazerosa em que, através do conhecimento de novos lugares, com culturas diferenciadas, se busque auto-realização e auto-desenvolvimento.

Oriundos da Revolução Industrial, o processo contínuo de urbanização, a mecanização e repetição das atividades de trabalho, a uniformização dos poucos espaços dos locais de habitação, dos trajetos entre casa – local de trabalho e vice-versa, e dos meios de utilização do Lazer, assim como a monotonia, o barulho constante nas grandes cidades e o próprio stress fazem com que o cotidiano torne-se, para muitos, insuportável.

O  homem passa a encontrar o equilíbrio através da fuga desse cotidiano.

Ao aproximar-se dos finais de semana e/ou, especialmente, do período de férias, o ser humano adquire muitos desejos e anseios quanto a sua utilização, de forma que para aqueles que se sentem prisioneiros do processo de produção, esses períodos são caracterizados pelo ato de sair, de viajar.

Férias tornam-se então sinônimo de Turismo Rural.

Além disso, o fato de não utilizar esse tempo com alguma viagem torna-se um desprestígio social diante dos preceitos e condicionamentos impostos pela sociedade de forma que as necessidades do indivíduo passam a ser satisfeitas somente fora de casa.

Na verdade, a motivação para a busca da satisfação dessas necessidades de Lazer do indivíduo, através do Turismo Rural, envolve, muitas vezes, mais a fuga do cotidiano do que algum interesse cultural, religioso ou qualquer outro.

ESCRITO POR: 

Geraldo Donizeti Lúcio

Economista 

Especialista em Turismo Rural

Fonte: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt11-lazer-na-terceira-idade.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário