4 de outubro de 2021

O papel da mulher no Turismo Rural


Andreia Comunidade Quilombola Capão Verde.

As mudanças ocorridas no meio rural brasileiro a partir dos anos oitenta, proporcionaram o desenvolvimento de atividades não-agrícolas nas propriedades e, consequentemente o aumento da participação da mulher nestas novas atividades.

Uma das principais atividades que surgiu no meio rural brasileiro foi o turismo rural, um segmento econômico, ambiental e social que tem contribuído, portanto, para a temática com relação ao gênero e valorização da mulher rural.

O turismo rural tem atuado como ativador e motivador de mudanças nos comportamentos sociais, culturais e ambientais.

Quanto ao seu efeito nas mulheres; o turismo se apropria da multifuncionalidade da mulher, fazendo com que elas possam desempenhar além das atividades gerais como as domésticas, também potencializando mulheres  empresariais.

Existe a necessidade de qualificação em empreendedorismo para geras mulheres empresárias rurais; a falta de informações sobre as políticas públicas e de financiamento para as mulheres também dificultam o desenvolvimento do turismo rural. 

O Turismo Rural, surge como segmento do campo e integra a gama de atividades não agrícolas que passaram a ser desenvolvidas no campo nos últimos anos como estratégia de manutenção e sobrevivência do agricultor familiar.

Quanto as mudanças funcionais do espaço rural, observam-se novas formas de organização da vida familiar, principalmente na participação da mulher no qual a proximidade entre as tarefas realizadas no ambiente doméstico com a atividade turística no meio rural permite a reestruturação das funções e da divisão de trabalho entre gêneros.

Dessa forma, na busca de se entender a realidade das mulheres que atuam diretamente no desenvolvimento do turismo rural no Circuito, podemos  constatar que o turismo rural promovido estabelece uma relação positiva entre mulheres e homens envolvidos.

Observa-se que nos circuitos existentes atualmente  a mão de obra feminina é vista como atividade complementar, mas atua como elemento essencial para a manutenção do turismo rural nas propriedades e assume papel principal desse cenário rural.

Nestes termos podemos apontar as mulheres rurais como as principais protagonistas no turismo rural, citando vários exemplos acompanhados nos estados e no país.

As mulheres estão logo na chegada (no receptivo) recebendo os visitantes com um sorriso aberto, no contato direto com o turista, nos serviços gerais, na limpeza, na cozinha, como guia, na produção da agroindústria, no artesanato, nas manifestações culturais, na gestão do negócio, na promoção, no marketing,  enfim em toda cadeia. Isso mostra o quanto ela é importante para o segmento.


Texto e Foto: Geraldo Donizeti Lúcio da EMPAER - MT

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário