4 de outubro de 2021

O importante papel dos jovens como protagonistas das atividades demandas pelo Turismo Rural,

 

Carta do Cerrado  e I Encontro Nacional das Juventudes do Cerrado

Os jovens tem um papel importante no desenvolvimento do turismo rural por meio das áreas de atuação com o foco na alimentação, hospedagem e recepção dos grupos, guiamento de visitantes no local visitado.

O jovem rural é um importante agente relativo às ações de autonomia local junto aos novos comportamento  do campo.

O despertar pelas atividades, como o turismo rural, apresenta a geração de novos postos de trabalho e  renda local junto à vocação natural agrícola através do fluxo de visitantes.

Estes fatores  somados às políticas públicas são essenciais para que as propriedades rurais busquem de forma autônoma a construção de sua hospitalidade local.

No tocante a formatação e estruturação de produtos de turismo rural , investindo, por exemplo, nas infraestruturas turísticas que é um fator importante, muito mais do que isto é necessário não se perder o foco   no potencial dos jovens e por meio de qualificação transformá-los em gestores da atividade turística local. Os resultados a serem alcançados irão  apresentar a força dos  jovens  na atividade turística e, portanto, o potencial da inserção dos mesmos na execução e no  gerenciamento do turismo rural.

É importante se  tecer reflexões acerca das relações e importância  do potencial dos jovens rurais com o advento da  formatação e estruturação dos produtos de receptivo e  hospitalidade local necessária à gestão de atividades ligadas ao rural.

Ressaltando que  grande  interesse pelo turismo rural intensifica-se mediante as transformações e as mudanças sociais, políticas e econômicas pelas quais a agricultura, no Brasil, desde as décadas de  70 e 80 do século passado e vem avançando com muita força no século XXI, e os jovens são importante neste processo como fator de continuidade e sucessão familiar.

O Jovem rural pode tranquilamente interagir trabalhando intensamente com a infinidade de modalidades de turismo existente , como por exemplo, turismo alternativo, turismo ecológico, turismo de base local, agroturismo, ecoturismo, turismo pedagógico, educação ambiental entre outras nomenclaturas, estas tem sido algumas das atividades turísticas realizadas nos espaços rurais.

Apesar da diversidade de termos, comumente o nome mais utilizado pelas políticas públicas é o turismo rural, o que muitas vezes, também é compreendido como turismo no espaço rural, no entanto, cabe ressaltar que academicamente, busca-se um consenso mais sólido sobre as diferenças entre estes dois termos, na grande mídia e no conhecimento popular o termo Turismo Rural é predominante.

O importante é que os  jovens ocupem o seu espaço como protagonistas dos projetos e das  atividades demandadas pelo Turismo Rural.


Texto : Geraldo Donizeti Lúcio

Foto: Carta do Cerrado  e I Encontro Nacional das Juventudes do Cerrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário