9 de setembro de 2021

Existe a necessidade de Capacitação de Profissionais na Formatação de Produtos de Turismo Rural

 


Existe a necessidade de se ter projetos que  objetivam a capacitação de técnicos, consultores e mentores  em turismo rural quanto aos conhecimentos básicos necessários e suficientes para que possam atender  os cliente futuros empreendedores oriundos do meio rural principalmente os agricultores familiar no campo em demandas de projetos de formatação e estruturação de suas propriedades para o desenvolvimento do segmento do turismo rural.

E urgente a necessidade de se inserir o turismo rural como alternativa de geração de emprego e renda ao agricultor rural, para isto é  importante o profissionalismo e segurança, neste caso a  capacitação ira subsidiar os técnicos, consultores e mentores  a atender com  embasamento teórico e prático as  unidades de produção dos futuros empreendedores,  agricultores familiar em   Turismo Rural.

A atividade de turismo rural,  será   mais uma atividade alternativa econômica, social com  geração de emprego e renda.

O Turismo Rural na Agricultura Familiar vem ocorrendo em todas as regiões e é produto das iniciativas promovidas pelos agricultores e necessita de apoio de profissionais devidamente capacitados.

As unidades produtivas do agricultor rural,  são o cenário de um conjunto de atividades que constituem o segmento de Turismo Rural, onde o turista interage com o meio.

Destaca-se a oferta de produtos as diversas atividades, nas suas  variadas formas  como: lazer, demonstrações tecnológicas, comercialização de artesanato e de produtos agropecuários (transformados ou In natura), além de serviços turísticos diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto.

No que se refere à oferta de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães) oferecido aos visitantes, a atratividade reside também no processo de produção. Pode-se enquadrar a comercialização de artesanato originada de produtos e elementos naturais locais.

É imprescindíveis a identificação desses produtos com a cultura local, com os elementos da terra, com as características históricas geográficas do território.

Quanto à produção rural, o Turismo Rural na Agricultura Familiar caracteriza-se pela utilização das atividades produtivas da propriedade como atrativo turístico principal sob a forma de demonstrações, explicações, e vivência das técnicas utilizadas, onde o turista também pode interagir fazendo parte do processo. Ex. atividades em pomares, leiterias, apiários, criações de animais em geral, áreas cultivadas, agroindústrias, etc. Técnicas agropecuárias de mínimo impacto apresentam grande poder de atratividade.

Das inumeráveis atividades recreativas, várias podem ser praticadas nas unidades familiares, desde que estejam associadas com o conjunto de práticas que caracterizam  o meio rural: pesca, pesque pague, cavalgadas, caminhadas, passeios de barco, banhos em rios, lagos, represas, cachoeiras, atividades lúdicas em geral, etc.

Entende-se por equipamentos turísticos no meio rural as construções e instalações para hospedagens e alimentações, além de outros que poderão servir de  base conforto e segurança  para as práticas de atividades turísticas no meio rural, exemplo: passarelas suspensas, pontes decks, balanços, torres de observação, veículos para transporte interno em terra , barcos para passeio, etc.

A Gastronomia no meio rural tem que ser com um  diferencial,  que demonstre a autenticidade aos visitantes.

TEXTO:

Geraldo Donizeti Lúcio

Economista

Especialista em Turismo Rural

Agente Técnico da EMPAER – MT

Autor do livro Turismo no Meio Rural de Mato Grosso

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário