9 de setembro de 2021

Não se faz Caminhada na Natureza sem a formatação e estruturação dos Circuitos

 


A Caminhada na Natureza pode ser realizada  a partir de circuitos formatados e estruturados no espaço rural, natural ou ocupados pelo processo de produção agropecuário, principalmente na Agricultura Familiar, em propriedades individuais, assentamentos e comunidades tradicionais em todo estado, sendo nas regiões e nos municípios.

É importante que estes circuitos estejam fazendo parte dos circuitos internacionais oficiais, credenciados pela Anda Brasil e pelo Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento - IRCOD- Alemanha e a Federação Internacional de Esportes Populares – IVV.

Esta iniciativa estará  contribuindo com  a diversificação da oferta turística, estruturação dos destinos e produtos turísticos, ampliando e qualificando o mercado de trabalho e aumentando a taxa de permanência e gasto médio dos turistas.

Outro fator determinante  das Caminhadas na Natureza  é que esta atividade irá criar renda para os atores diretamente envolvidos agricultor familiar e  indiretamente na comunidade .   Como estes resultados pode-se visualizar também, em curto e médio prazo, a melhoria da distribuição de renda, favorecendo a geração e ampliação de postos de trabalhos no campo, a promoção da inclusão social e a redução das desigualdades regionais, dentre outros.

 O projeto das Caminhadas tem um apelo estritamente turístico e fará com que ocorra um fluxo de pessoas indo para o meio rural para praticar este tipo de esporte não competitivo, interagindo com os moradores e adquirindo algum tipo de produto da agricultura familiar.

 Existe a necessidade de se inserir as caminhadas na natureza no mercado da agricultura aliada ao turismo, pois está no âmbito do  turismo rural como alternativa de geração de emprego e renda ao agricultor rural.

 Esta atividade deve ser realizada  com muito  profissionalismo e segurança, neste caso será necessário a capacitação de técnicos, dos atores  locais para  atender com  embasamento teórico e prático as demandas dos clientes (agricultor), dando – lhes as orientações necessárias para a formatação e estruturação de suas trilhas, projetos e a realização das caminhadas.

A atividade da caminhada na natureza aliada ao  turismo rural,  será   mais uma atividade alternativa econômica, social com  geração de emprego e renda.

 Para que um projeto como este  aconteça  em todas as regiões do estado de Mato Grosso promovidas pelos agricultores, necessita – se  de apoio de profissionais e dos atores locais devidamente capacitados.

 As unidades produtivas do agricultor rural, os assentamentos e comunidades tradicionais   são ótimos  cenário para a realização das caminhadas na natureza “Caminhos da Agricultura Familiar”, pois tem uma composição de recursos naturais e recursos produtivos.

 No que se refere à oferta além das trilhas que serão atrativos impares em cada região do estado, os agricultores familiar poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e vendas de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais oferecido aos visitantes.

 Durante a trilha poderá ser  atratividade  também a visualização e paradas (ponto de apoio)  para se conhecer o  processo de produção.

 Pode-se enquadrar a comercialização de artesanato originada de produtos e elementos naturais locais.

 É imprescindíveis a identificação desses produtos com a cultura local, com os elementos da terra, com as características históricas geográficas do território.

 



Geraldo Donizeti Lúcio

Economista

Especialista em Turismo Rural

Agente Técnico da EMPAER – MT

Autor do livro Turismo no Meio Rural de Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário