2 de outubro de 2020

Crédito para investimento com juros controlados vai acabar antes do fim de 2020’

Segundo o comentarista e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa, a recomendação é adiantar as negociações já 

Por Canal Rural

Profissionais de concessionárias de máquinas agrícolas estão preocupados com a falta de crédito para atender a demanda aquecida no setor. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já informou que recursos para a linha de financiamento Inovagro, que é destinada à inovação tecnológica na produção agropecuária, estão esgotados.

No caso do Pronaf Investimentos, a suspensão ocorreu nas linhas de crédito com taxa de juros pré-fixadas de até 4% ao ano. Para o comentarista e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa, é preciso levar em conta que o volume de recursos destinados ao Plano Safra 2020/2021 teve como base a demanda do ano anterior.

“O governo ainda acrescentou cerca de R$ 3 bilhões ao volume total de recursos destinados à equalização da taxas de juros. Ocorre que o cenário muito bom de preços, as perspectiva de mercado e as vendas adiantadas levaram o mercado a um clima de otimismo, em que houve aumento na demanda por crédito em investimentos maior do que previsto”, explica ele.

“Só em julho, o aumento foi de 110% na demanda de crédito para investimento. Então, algumas linhas tradicionais operadas por coordenações do BNDES já estão esgotadas ou bem próximas de se esgotarem até o fim do ano. Aos agricultores que já possuem processos adiantados junto aos negociadores, a recomendação é que se adiantem, pois não há expectativas positivas para aumentar a oferta dos recursos”, afirma Benedito Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário