10 de junho de 2020

Falando de Turismo Rural. Com Geraldo Donizeti Lúcio

Geraldo Donizeti Lúcio
Foto: Nobres - MT

Ser um turista é viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas paisagens, novas culturas isto é algo extremamente prazeroso.

O Brasil é um gigante pela natureza  com muitos destinos, produtos e pontos turísticos, ainda há muito para se conhecer neste país.

Dentre os diversos segmentos de turismo, existe o turismo rural, que deixou de ser um modismo ou apenas um nicho de mercado atualmente tem ganhado um status de turismo e chegou a ser segmentado pelo Ministério do Turismo.

Permite aos seus amantes conhecer e ter contato direto com a natureza, com agricultura e culturas locais, valorizando a hospedagem domiciliar em um ambiente totalmente rural.

O turismo rural, proporciona coisas simples e autênticas, como forma de “fugir” do estresse e da complexidade vivenciada todos os dias no meio urbano.

É um segmento que desponta com atividades que proporcionam paz, tranquilidade e relaxamento aos envolvidos

É um tipo de turismo que valoriza a cultura local e as populações que vivem no meio rural e até urbano, pois privilegia a mão de obra local e regional.

É  uma atividade que ameniza ou reverte o processo do êxodo rural, sendo a contra-mão do êxodo rural, contribuindo também na sucessão familiar.

Estimula a produção local da agricultura e da pecuária, e promove o aumento no emprego e renda dos trabalhadores do campo.

O agricultor que apenas era visto como um ator na produção primária de bens alimentícios,  agora  passa a ser  empreendedor com o turismo rural, onde vende seus produtos de forma agregada, atingindo o final da sua cadeia produtiva atendendo a demanda do consumidor final,  mas é preciso estar atento aos impactos que essa atividade turística pode causar à natureza.

O Turismo pode trazer impactos negativos, como por exemplo:  acúmulo de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, a vegetação pode ser até  destruída e o meio ambiente, sem falar em mudanças de hábitos culturais e comportamentais do homem do campo, comprometendo a atividade turística.

Finalizando, esta atividade vem se consolidando no Brasil desde os anos 80, e o Estado de Mato Grosso com as suas características iminentemente rural, de produção de grãos, pecuária, pequenos animais, agricultura familiar, aliados à natureza preservada,  na sua ocupação pautada em imigrantes do Brasil e de outros países,  nas comunidades tradicionais, etnias quilombolas e indígenas, tem também por natureza potencialidades de ser um grande destino com produtos e atividades diferenciadas em turismo rural.

Texto: Geraldo Donizeti Lúcio
Blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário