18 de março de 2020

10 alimentos que turbinam a imunidade

ANAMARIA BIANCHINI


Divulgação

... em tempos de pandemia, de guerra que vivemos, vamos estudar e saber mais a fundo o que podemos fazer para ajudar nosso organismo a nos proteger

1- Alho

"Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo", explica Lucianna Jardim, nutricionista especialista em ciência dos alimentos.

2-Cebola

"a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada".

3- Lichia

Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias. "Recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia", diz a nutricionista 

4- Gengibre

"o gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água)".

Termogênicos: gengibre também ajuda a emagrecer

5- Cogumelo shitake

"O shitake é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora. Recomenda-se o consumo de cerca de 100g por dia", orienta Lucianna.

6-Castanha-do-Pará

"a castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio".

7-Batata yacon

"a batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade".

8- Iogurte natural

"O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade"

Probióticos: entenda a importância

9- Vegetais verde-escuros

"Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções", diz a ortomolecular Anna Bordini. A nutricionista Lucianna Jardim completa: "Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo".

10- Frutas cítricas

"Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares", diz Lucianna Jardim.

... vamos nos proteger, recolher e ORAR . 

Que Deus nos proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário