27 de fevereiro de 2020

Cascatas, rios, lagos, trilhas: belezas para se aventurar em Nortelândia; veja vídeos



Um grupo de Cuiabá passou três dias conhecendo as belezas naturais do município de Nortelândia, a 230 quilômetros de Cuiabá. Foram 19 pessoas, entre guias e profissionais da área de turismo, jornalistas e profissionais liberais. Saíram de lá falando maravilhas. Conheceram cachoeiras, rios como o Paraguai e Santana, árvores incríveis, grutas e o aconchego de uma comida caseira na área rural, onde estão assentadas famílias de pequenos produtores.Divulgação


"Surpreendente ! Valeu a pena conhecer e desfrutar o que a natureza lá em Nortelândia nos proporcionou", diz entusiasmado Jaime Okamura, ex-secretário-adjunto de Turismo do Estado. Com a autoridade de alguém que trabalha o turismo no Estado há décadas, Okamura destaca o potencial da região. "É um diamante a ser lapidado e descoberto pelos amantes do turismo de aventura!", indica.

A jornalista Roseli Arruda, integrante do grupo, também publicou material nas redes sociais elogiando o destino. "Super curti. Uma cidade rica em belezas naturais", reconhece.



O grupo se deslocou a Nortelândia a convite do prefeito Zema Fernandes, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turístico do Alto do rio Paraguai (CIDES-ARP) e da Empaer. 

Divulgação


"O Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur) recebeu este convite e organizamos um grupo representando diversas áreas. Foi incrível. Vimos muita coisa bonita e conversamos muito com a sociedade local sobre a importância do ordenamento do turismo", informa Suzy Miranda, presidente do Singtur. Ela também admite ter ficado encantada com o que viu. "Surpreendente, mágico", sintetiza.

Divulgação


A avaliação geral dos participantes é a de que Mato Grosso tem tudo para consolidar destinos turísticos tradicionais como Pantanal, Nobres/Bom Jardim e Chapada dos Guimarães (Manso), mas precisa estar atento a dezenas de outras oportunidades de turismo no Estado.

Nortelândia e a sua vizinha Arenápolis (5 km as separam), para eles, tem tudo para ser uma referência nacional, assim como é hoje o município de Jaciara, no turismo de aventura. 

Divulgação


A origem de Nortelândia vem do garimpo há mais de 200 anos e já passou pelos ciclos do ouro e da borracha. O município começou a formar-se em 1937 com o nome de Santana dos Garimpeiros, devido ao rio Santana que banha a cidade. Caso único na história de Mato Grosso, o município foi criado duas vezes, a primeira em 11 de dezembro de 1953, com o nome de Santana dos Garimpeiros, e a segunda a 16 de dezembro do mesmo ano, com o nome de Nortelândia. 

Divulgação
6

Veja alguns vídeos, filmados pelos próprios aventureiros.

Vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário