22 de abril de 2017

Economia criativa e seus impactos gera renda para uma comunidade


Foto crédito: Edson Rodrigues

A técnica Larissa Fernanda de Lima Almeida, abordou em sua palestra na Feira Internacional do Pantanal (FIT Pantanal ), a temática Economia Criativa e seus Impactos. Ela disse que o valor econômico é mensurado quando o consumidor faz a interação com o valor simbólico. Na ocasião, ela exemplificou uma manifestação cultural, quando o consumidor vai e participa. Por outro lado, o valor simbólico, segundo ela, não é transformado como acontece nos shows folclóricos que são fora, onde o consumidor não entende o valor daquilo, a história, apenas a estética.

Larissa disse ainda que na Economia Criativa é colocado o valor econômico em produtos cheios de representação simbólica. Entre os exemplos de Economia Criativa, a palestrante citou: existe o restaurante “O mundo lá de casa”, que é uma experiência gastronômica em Recife. Trata-se de uma casa de amigos que acolhem os visitantes. O valor é simbólico, a gastronomia coletiva e a forma como as pessoas são recebidas.

O impacto da Economia Criativa é refletida também na comunidade, como ocorre na comunidade Vila de Ponta Negra em Natal, que transformou a escadaria que vai até a praia local. O espaço que era abandonado, recebeu o trabalho de artistas locais. “O que era um espaço, onde tinha muita violência, se transformou em um espaço para as artes. O espaço cultural agradou e passou a ser utilizado pelas pessoas do local”, disse ela. 

A mesma comunidade construiu depois um portal na entrada, marcando o local reservado para o artesanato. Em seguida, fez um resgate dos mestres e da história local. Os objetos históricos foram espalhados pela comunidade e passou a ser valorizado pelos visitantes e o artesanato passou a gerar renda na comunidade.

Em pouco tempo, a comunidade conseguiu reverter a imagem de um local, para ganhar. “Isto gerou confiança no coletivo, e viram que a economia criativa gera resultados para uma comunidade. A economia criativa, na realidade é o empoderamento das pessoas, pois elas tem a capacidade de gerar muito resultado com pouco investimento”, garantiu Larissa.

FIT Pantanal
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).



Share on Facebook
Share on Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário