23 de abril de 2017

NA FIT PANTANAL - RODA DE CONVERSA SOLIDÁRIA Economia Solidária no Turismo Rural. Agricultura Familiar. Artesanato e Meio Ambiente


O Presidente Nacional da UNISOL Brasil, Sr. Leonardo Pinho, esteve em Cuiabá nos dias 21 e 22 de abril, participando da Feira Internacional do Pantanal.

Leonardo Pinho foi recebido pelo representante da UNISOL no estado, Geraldo Lúcio que é técnico da EMPAER à disposição da Secretaria Adjunta de Estado de Desenvolvimento do Turismo e pelo Luciano Borges que é o Presidente do PRONATUR.

A Secretaria Adjunta de Turismo apoia várias ações voltavas para o Turismo Solidário, como é o caso do Turismo Rural na Agricultura Familiar, Produção Associada ao Turismo, Turismo em Comunidades Quilombolas e Indígenas, Turismo de Experiências, Caminhadas na Natureza dentre outros.

Já o PRONATUR que é um Instituto de Natureza e Turismo, desenvolve no Território da Baixada Cuiabana o Projeto Rede Solidária junto à UNISOL Brasil - REDE SMT.

O Presidente da UNISOL Leonardo na FIT PANTANAL 2017, teve a oportunidade de conhecer os municípios de Mato Grosso e sua experiências de turismo rural, artesanato, meio ambiente e agricultura familiar, através da Feira com a exposição de casa um dos municípios presentes.

Nos dois dias em que o Leonardo esteve em Mato Grosso, visitou dois empreendimentos solidários trabalhados pela UNISOL, nos projetos Bases de Serviços e Rede SMT, Associação das Ceramistas da Comunidade Tradicional São Gonçalo Beira Rio e Associação de Agricultores Quilombolas de Capão Verde - AGRIVERDE. 

A programação da UNISOL na FIT PANTANAL finalizou com a participação de uma Roda de Conversa Solidária em vários atores presentes tiveram a oportunidade de discutirem os temas voltados para Economia Solidária no Turismo Rural, Agricultura Familiar, Artesanato e Meio Ambiente.

O Presidente da UNISOL Leonardo fez um relato histórico sobre a Economia Solidária no Brasil e no mundo, contextualizando com a criação e atuação da UNISOL Brasil, na sua explanação falou de todos os setoriais em que a UNISOL trabalha com descarte para os temas propostos na Roda de Conversa Solidária, destacou a representação estadual na pessoa do Técnico Geraldo Lúcio e do Projeto Rede - SMT, desenvolvido em convênio com o PRONATUR.

Leonardo também falou sobre a necessidade da certificação dos produtos da Economia Solidária do meio rural para o orgânico e se propôs a estar retornando ao Estado para qualificação de atores locais numa metodologia simples e reconhecida pelo Mapa, em que os próprios empreendimentos se certificam entre si, falou também sobre a proposta da estadualização da UNISOL e que Mato Grosso poderá estar nesta programação junto a entidade.

O agente técnico Geraldo Lúcio atuou no evento como facilitador, conduzindo a árida de Conversa Solidária que contou com o Turismólogo da SEADTUR Diego Augusto que falou sobre Produção Associada ao Turismo, e também com a Coordenada de Qualificação e Estruturação da SEADTUR Niucelina que auxiliou no evento.

Várias outras lideranças estiveram presentes, como por exemplo representante do Instituto Nobres Vozes Sr. Jeferson Borralho, o Consultor de Gestão de Pessoas Sr. Valdizar Andrade, o Docente da UFMT Sr. Ferdinando Filheto, o presidente do Sindicato dos Trabalhados Rurais de Jangada e a representante do Conselho Estadual de Economia Solidária.

O evento finalizou com a fala do Sr. Luís Carlos Nigro, Secretário Adjunto de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, que fez uma síntese sobre a FIT PANTANAL e sobre a Roda de Conversa Solidária e que este tipo de ação deve tornar a acontecer na próxima FIT, finalisa Nigro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário