8 de dezembro de 2016

Uma tarde de discussão do Projeto de Turismo Rural de Barão do Melgaço. Na SEADTUR.



No dia 07 de dezembro de 2016, aconteceu em Cuiabá , na sede Da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Turismo, SEADTUR, uma reunião para discussão do Projeto do município de Barão do Melgaço, denominado "Turismo Rural - Barão Sustentável".

O Projeto de Turismo Rural Barão Sustentável foi idealizado pela EMPAER - Local através do técnico Hudson que fez uma pequena explanação histórica sobre o mesmo.

Segundo Hudson, o Projeto ja foi apresentado em  três eventos denominado de Jornada de Turismo Rural Brarao Sustentavel, ocorridos nos últimos três anos, que contou com apoio do Comitê Gestor Municipal de Turismo de Barão, AMM, AMPTUR, MDA, SEDTUR, UNISOL Brasil, Sindicato Rural, Prefeitura, Banco do Brasil, Câmara Municipal, Colônia de Pescadores e teve uma parceria com o Projeto de Turismo com Base Comunitária Guardiões do Pantanal, a proposta é de que os eventos realizemos se transformem em um produto turístico, finalisa Hudson.

Neste ano de 2016, Secretaria Adjunta de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEADTUR, esteve presente através dos Técnico Geraldo Donizeti Lúcio , Diego Augusto, o professor da UFMT, Dr. Ferdinado Filheto, que é Doutor em Ecoturismo e Turismo Rural,  que também prestigiou o evento e voltou impactado com a proposta e se colocou à disposição para trabalhar na melhoria e potencialização junto aos de aia parceiros. 

A reunião ocorrida na SADTUR foi para discussão de uma proposta de estruturar o projeto, buscando fortalecer os elos da cadeia do Turismo Rural, o Dr. Ferdinando, se colocou como voluntário no projeto, fato este que ele já havia antecipado por ocasião do evento ocorrido em Barão, e agora tornou a afirmar, além de colocar os serviços e projetos da UFMT, como por exemplo a empresa júnior.

Em sua fala Dr. Ferdinando destaca ainda a importância de se ter a visão do turismólogo no processo e daí a participação de técnicos como o Diego Augusto que é especialista em Ecoturismo ser preponderante para o sucesso do projeto.

Por outro lado a participação da prefeitura municipal de Barão do Melgaço, também é de fundamental importância, pois é lá que o projeto está acontecendo

Já a SEADTUR, atrás dos técnicos Geraldo Lúcio e Diego Augusto, também estará envolvida no processo, como sempre esteve desde o início.

Estiveram presentes na reunião, além do Hudson, Gildo, Chico, Geraldo Lúcio, Diego Algusto e Ferdinando Filheto.

Geraldo Donizeti Lúcio da SEADTUR, que também é representante da UNISOL Brasil em Mato Grosso é especialista em Turismo Rural na Agricultura Familiar, apresenta este segmento como atividade que está na ótica da Economia Solidária, Economia Criativa !

O Projeto de Turismo Rural - Barão Sustentável, surge em um momento em que o município está passando por problemas em sua economia, o município que nas décadas de 90 e inicio de 2000, retirava do Rio Cuiabá mais de 10 toneladas de pescado por dia, hoje retira 10% desta quantia, e a atividade pesqueira está inviável, e ele vê no Turismo, sobretudo no Turismo Rural, uma maneira de propor alternativa econômica de produção aos Agricultores Familiar, Pescadores e população de Barão do Melgaço.

Geraldo finaliza suas considerações dizendo que o projeto Turismo Rural - Barão Sustentável, atualmente está formatado com um café da roça, apresentação cultural (dança do Siriri Infantil), contato com a natureza e espaço rural, cavalgada, passeio de barco e almoço pantaneiro, pode-se visualizar, insumos e fatores presentes em um produto que já inicia com sustentabilidade, porém necessita de ser potencializado na ótica da Oferta para oportunizar uma melhor demanda. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário