8 de dezembro de 2016

O Turismo de Mato Grosso apresenta mudanças na segmentação


O Estado de Mato Grosso que é grande pela própria natureza, vem apresentado um cenário de mudanças e crescimento no setor do turismo nos últimos anos, basta vermos notícias de turismo  nas matérias escritas faladas, televisadas e on-line reconhecendo - o como setor econômico. O Governo do Estado a partir dos anos 90, vem dado prioridade ao turismo e o setor privado tem avançado muito.

O Turismo de Eventos Negócios em Mato Grosso, tem como objetivo proporcionar a troca de experiências, o advento da exposição e venda de produtos, aprimoramento de suas atividades profissionais e acaba favorecendo o lazer, entretenimento e enriquecimento turístico cultural de quem o pratica.

Há cerca de 30 ou 40 anos atrás, o turismo de Mato Grosso era exclusivamente de lazer, a prática de pesca que embora representava um grande fluxo, não tinha sustentabilidade o que não podia ser considerado um segmento de turismo, fato este que ao longo dos tempos vem mudando e se firmando na atividade da pesca esportiva e ou turística.

Agora nos meados dos anos 90 o turismo de lazer e pesca, começou a perder espaço para o turismo de eventos. “Embora muito tradicionais, o turismo de lazer e pesca são cada vez menos majoritário”, em Cuiabá a exemplo de outras grandes cidades do estado, onde se concentram os eventos, a rede hoteleira, os restaurantes e os centros de eventos tem sido fatores importantes para este tipo de turismo.

Com o passar dos anos podemos dizer que na atualidade, após vários programas, projetos e ações do governo em suas esferas, federal, estadual e municipal, o turismo tem avançado significativamente, em Mato Grosso, apresentando oportunidades diversas em termos de segmentos aos seus visitantes.

Mato Grosso com as sua pujança do agronegócio, aliado aos recursos naturais e com a sua ocupação faz com que o turismo possa fuir numa velocidade com resultados acima da média nacional quando se fala em estratégias na oferta de produtos competitivos, no Pantanal, em Chalada dos Guimarães, em Nobres, em Jaciara, Alta Floresta, cárceres, Barra do Garças, enfim podemos afirmar que além dos municípios supra citados, o estado todo apresenta condições de ser um celeiro para o turismo regional, nacional e internacional.

Segmentos de Turismo presentes em Mato Grosso

Eventos e Negócios
Ecoturismo
Etnoturismo - Quilombolas e Indígenas 
Pesca Esportiva
Aventura
Rural Tradicional
Rural Tecnológico
Místico
Cultural
Gastronômico
Religioso
Cultural
Criativo
Solidário

Nenhum comentário:

Postar um comentário