15 de dezembro de 2015

Técnicos participam de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural



Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram de uma oficina de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo é auxiliar os produtores rurais da Chamada Pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no preenchimento do Cadastro. Considerado obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Os proprietários de imóveis rurais têm até maio de 2016 para inscrever suas áreas. O evento foi realizado na sede da Empaer, em Cuiabá. 

A engenheira agrônoma da Empaer Renilce de Magalhães Costa abordou em sua palestra a necessidade de os técnicos conhecerem o Código Florestal. Ela destaca que o que gera mais erro no preenchimento do CAR é a interpretação do Novo Código Florestal. “É preciso estar seguro quanto à legislação para preencher o cadastro eletrônico. Caso contrário, a área pode ficar irregular”, frisou Renilce. 

O CAR é uma espécie de “carteira de identidade ambiental” das propriedades rurais. Ele é composto por um mapa da propriedade, construído a partir de imagens de satélite e de dados sobre a situação da vegetação na propriedade. O CAR Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com a finalidade de traçar um mapa digital das áreas. 

O zootecnista da Empaer Antônio Rômulo Fava falou sobre a execução do processo que possibilita ao produtor, além da segurança jurídica, comprovar regularidade ambiental, a suspensão de sanções, facilidade de acesso ao crédito, acesso aos programas de regularização ambiental, certificação da origem da matéria-prima, abertura para os caminhos da exportação, consolidação da agricultura familiar, entre tantas outras vantagens. 

Conforme Fava, foi realizado este ano o cadastro para produtores rurais do município de Cuiabá, das comunidades Barreiro/Buritizal, Raizama e Rio dos Couros/Aricazinho, num total de 130 produtores rurais. O zootecnista explicou que o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estadual e federal. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário