10 de dezembro de 2015

Dia de Campo apresenta tecnologia para bovinocultura de leite em Alto Paraguai



Acontece nesta sexta-feira (11.12), a partir das 08h, o Dia de Campo da Bovinocultura de Leite, no município de Alto Paraguai (218 km a Médio- Norte de Cuiabá), no Distrito de Capão Verde, na Estância Chaparral, de propriedade dos agricultores Maurício Teixeira Galvão e Márcia Galvão. Com 80% das pastagens degradadas, foi instalada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em 2012 e hoje a propriedade apresenta resultados satisfatórios na produção e produtividade do leite, aumento na taxa de natalidade e outros. 

Durante o Dia de Campo, os participantes vão percorrer quatro estações. Na primeira, o proprietário Maurício e o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Irapuan Rodrigues da Silva, mostram a propriedade e o rebanho. Na segunda estação, o biólogo da Empaer, Douglas Castrillon, explica sobre o manejo da pastagem. Na seguinte, o técnico da Empaer, Eliel Ferreira Porto, esclarece sobre o plantio, condução e uso da cana-de-açúcar. Na última estação, o médico veterinário da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Mauro Vieira aborda a qualidade do leite e cooperativismo. 

Irapuan explica que foi realizado um diagnóstico na área no período da implantação da URT e verificado que as pastagens estavam degradadas, a falta de alimentação na seca, animais debilitados, alta mortalidade de bezerros e adultos, ordenha mecânica montada e parada, agricultor e família desanimados e sem perspectivas. “Adotamos estratégias para mudar o contexto da área, com planejamento e muito trabalho”, conta Irapuan. 

Conforme Silva, a mudança dentro da propriedade começou com a seleção do rebanho com descartes, recuperação de pastagem degradada, envolvendo análise de solo e interpretação, calagem, construção de cerca elétrica, manejo de pasto em sistema rotacionado e reforma de pastagem sem condições de recuperação, formação de capineira com cana-de-açúcar, construção de cocho para volumoso e mineral, adequação do sistema de bebedouros, plantio de árvores para o sombreamento, reforma e divisão de piquetes de bezerros, funcionamento da ordenha mecânica com protocolo adequado. 

O evento contará com a participação de produtores rurais, pecuaristas, estudantes, técnicos e outros. O Dia de Campo tem encerramento previsto para às 12h.


Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário