21 de novembro de 2015

Geraldo Lucio da SEDEC - Turismo participa em Campo Novo do Parecis de um Seminário com o tema “Turismo Sustentável em Terras Indígena.


Em Campo Novo dos PARECIS, no Seminário de Turusmo Indigena com Sustentabilidade Geraldo Lúcio com o Cacique Reny, Serginho Secretario de Esportes local e Pedro Chinorrara, Secretario Adjunto de Esportes do Estado.

O seminário “Turismo Sustentável em Terras Indígenas” aconteceu no dia 20, sexta-feira, às 8h, no Plenário da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis - MT, por ocasião da realização do 9° Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, de 19 a 22 de novembro de 2015, no Estádio Municipal Ari Tomazelli e Aldeias Bacaval e Quatro Cachoeiras. 

Funai estabelece novas regras para visitação em terras indígenas 

Etnoturismo Indígena, inclui, Ecoturismo e Cultura como segmento.

O Coordenador Regional da FUNAI de Mato Grosso apresentou em Campo Novo dos Parecis a nova instrução normativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) quemestabelece as regras para a visitação turística em terras indígenas – prática chamada etnoturismo. Com a medida, as empresas que prestam esse tipo de serviço passam a ter obrigações, como apresentar para a Funai um plano de visitação e monitorar e informar às autoridades sobre a ocorrência de qualquer incidente durante o passeio, inclusive os provocados pelos próprios visitantes.

Geraldo Lucio, Agente Tecnico da Secretário Adjunta de Turismo do Estado de Mato Grosso, parabenizou a FUNAI, pela iniciativa de lançar a Normativa que ordena a visitação em áreas indígenas, mas faz as suas ponderações dizendo que As novas regras, o etnoturismo no Brasil ainda é um tema que divide opiniões, pois ao mesmo tempo em que a renda gerada pelos visitantes sem dúvidas alguma pode ajudar a preservar as comunidades e terras indígenas de forma sustentável, mas na maioria das vezes ainda não existe equipamentos e serviços adequados na comunidades indígenas, nem as operadoras, agências e empresa turísticas estão,preparadas para oferecer a demanda.
Segundo Geraldo Lucio, a FUNAI, Normatiza, mas há a necessidade de que o Ministério do Turismo faça a segmentação do ETNOTURISMO Indígena, e que os demais órgãos governamentais como IBAMA, ICMBIO, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cultura e outros afins, estejam sensibilizados com a causa Indígena quanto ao recebimento de visitação turística, no Estado de Mato Grosso por exemplo, o Governo Tem que buscar a verticalizar suas políticas visando facilitaria aplicação desta Instrução Normativa. 

A Normativa apresenta aspectos como o de se apropriar de materiais, divulgar técnicas tradicionais ou fazer imagens sem autorização estão entre as atividades proibidas, isto está na normativa , comenta Marcio Carlos, Coordenador Regional da FUNAI de Mato Grosso, na sua palestra sobre a Instrução Normativa que regulamenta a visitação em terras indígenas.
Proíbe por exemplo , remover qualquer material das terras indígenas, fazer ou divulgar imagens sem prévia autorização ou divulgar técnicas ou conhecimentos tradicionais indígenas. Também é proibido aos visitantes ingerir bebida alcoólica em terras indígenas, pescar, caçar ou realizar atividades ligadas ao extrativismo.
Vejam bem que será um grande desafio para todos os lados, poder público, comunidade Indígena e Visitante para entender e se adequarem à esta Normativa, mas, o que pode- se dizer é que nos últimos 15 anos este documento é visto como um avanço, para o desenvolvimento do turismo de Mato Grosso, que tem em seu território 141 municípios e que em 55 deles existirem aldeias indígenas, num totalmente 48 aldeias.
Os segmentos turísticos existentes, são Ecoturismo, Aventura, Negócios e Eventos, Pesca, Rural, Cultural, Praias do Araguaia e o ETNOTURISMO Indígena aparece agora Normatizado, e será segmentado como uma grande oferta, organizada e formatada para aqueles que estiverem motivados para acessar este produto, finalista Geraldo Lucio.




Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário