17 de novembro de 2015

Campo Novo do Parecis promove Festival de Cultura e Jogos Indígenas Ao todo serão 560 atletas de 14 etnias de diferentes regiões de Mato Grosso



MARCIO CAMILO
Assessoria/Secel-MT

Promover a interação entre povos. Quebrar preconceitos e acima de tudo fazer amizades. Essa é a receita de sucesso do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, que em 2015 entra na sua nona edição. O evento será realizado em Campo Novo do Parecis, entre os dias 19 e 22 deste mês, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também faz parte da programação os Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso. 

Realizar o evento não foi uma tarefa fácil no começo. Mas hoje a iniciativa serve de exemplo para desmistificar a figura do índio, mostrando os valores e as riquezas culturais dos povos indígenas. 

Quando chega a época dos jogos, a cidade de Campo Novo do Parecis se transforma numa grande aldeia que abraça todas as etnias e raças. Ao todo serão 560 atletas. São índios de várias regiões de Mato Grosso, que irão disputar as modalidades de Arco e Flecha; Corrida de Toras; Arremesso de Lanças, Jikunahati (cabeça-bol); Tidimore; e futebol. 

“É uma grande festa. O público começa um pouco tímido no evento. Mas na medida em que vão acontecendo às apresentações culturais, as vendas dos artesanatos e as pinturas indígenas, o povo se transforma e no meio da celebração já está todo mundo com o rosto pintado e cheio de artesanato”, contou o secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sergio Mineiro. 

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Luiz Pedro Sinohara, o evento vai ao encontro de uma das principais diretrizes do Governo do Estado, que é implementação de políticas para as minorias (índios, idosos, deficientes físicos, público LGBT, negros e etc.) “O planejamento da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer não é focado apenas no esporte de alto rendimento. Mas também prioriza as atividades de lazer e integração, como é o caso dos jogos indígenas em Campo Novo do Parecis”, destacou Sinohara. 

E para estabelecer o apoio, o Governo do Estado, por meio da Secel, firmou convênio de R$ 150 mil com a prefeitura de Campo Novo. O recurso vai ajudar nos custos do festival e jogos indígenas. 

Nessa edição, o evento irá envolver índios de 14 etnias de Mato Grosso, como os Paresis Halitis (tribo da região), os Umutinas (Barra do Bugres ), os Manokis (Juína), e os Bakairis (Nobres –MT) – campeões da disputa de Cabo de Força dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que ocorreu no mês passado, na cidade de Palmas, Estado do Tocantins. 

Mais do que uma competição, o secretário ressaltou que o evento serve, principalmente, para cultivar o respeito e a amizade que se estabeleceu na região entre os índios e não-índios. 

Nas últimas décadas a prefeitura desenvolveu um trabalho de conscientização para combater o preconceito contra os povos indígenas e hoje Campo Novos do Parecis é exemplo em todo Estado de que índios e não-índios podem conviver em harmonia e, inclusive, trocar conhecimentos. “Hoje temos Paresis professores que dão aula na rede pública e também índios que preferem estudar na cidade ao invés da aldeia”, citou Mineiro. 

Além dos jogos, o evento conta com uma série de apresentações culturais das etnias indígenas como danças, pintura corporal, artesanato, exposição fotográfica, exposição etnográfica e exibição de vídeos.

Confira a programação:

19/11/2015 - quinta-feira

15h – Recepção das Delegações – Aldeia Bacaval

17h – Abertura da Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal 
17h – Abertura da Exposição Fotográfica de Alice Kohler 
17h – Abertura do II Jogos Interculturais de Mato Grosso (Estádio Ari Tomazelli) 
e do 9º Festival de Cultura e Jogos Indígenas de Mato Grosso 
Desfile das Delegações 
Celebração do Fogo Ancestral 

20h – Congresso técnico

20/11/2015 – sexta-feira

08h – Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 
08h – Campeonato de Futebol Masculino (Estádio Ari Tomazelli) 

17h – Feira de Artesanato Indígena de Pintura Corporal 
17h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler 
17h – Jogos Tradicionais Indígenas 
19h – Apresentações Culturais: Povos Indígenas convidados 

21/11/2015 – sábado

08h – Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 
08h – Campeonato de Futebol Masculino (Estádio Ari Tomazelli) 
17h – Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal 
17h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler (Estádio Ari Tomazelli) 
17h – Jogos Tradicionais Indígenas 
19h – Apresentações Culturais: Povos Indígenas convidados 

22/11/2015 – domingo

15h – Final do Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 
15h – Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal (Estádio Ari Tomazelli) 
15h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler (Estádio Ari Tomazelli) 
16h – Final do Campeonato de Futebol Masculino 
17h – Premiação do II Jogos Interculturais de Mato Grosso e do 9º 
Festival de Cultura e Jogos Indígenas de Mato Grosso 

18h – Celebração do Povos: encerramento cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário