19 de outubro de 2015

Governo do Estado de Mato Grosso | Abertura terá espetáculo Trilhas de Cinema



Abertura terá espetáculo Trilhas de Cinema 
ANGÉLICA MORAES
Secel-MT 

Uma imersão sonora e visual no universo da sétima arte. Assim pode ser definido o espetáculo de abertura da 25ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) que será apresentado nesta terça-feira (20.10), às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal. Com direção artística e regência do maestro Fabrício Carvalho, o concerto Trilhas de Cinema une a música da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) às artes cênicas do Grupo Tibanaré. O evento é aberto à população e a entrada é gratuita. 

“Escolhemos como tema deste concerto o cinema, uma atividade que envolve conhecimento humano, tecnologia e inovação. É, portanto, um espetáculo que se insere na proposta da Anprotec ”, explica Carvalho. Um palco de cerca de 100 metros quadrados irá abrigar músicos e atores. Enquanto cenas de nove filmes são exibidas em um telão de Led, a Orquestra executará a trilha sonora ao vivo. Três destas produções terão os episódios mais marcantes interpretados pelos integrantes do Grupo Tibanaré. 

Em se tratando de tecnologia e inovação, para abrir o concerto nada mais apropriado que 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, um clássico da ficção científica. Em seguida serão apresentadas as trilhas de Coração Valente, dirigido e protagonizado por Mel Gibson, e O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, sendo que esta última terá a participação dos atores. 

O espetáculo prossegue com Jurassic Park e Lendas da Paixão, filmes que antecipam mais uma trilha sonora encenada, desta vez a do premiadíssimo E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg. Titanic, de James Cameron, e O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, vêm em seguida. Para encerrar em grande estilo, a música de Piratas do Caribe, de Gore Verbinski, se une à interpretação dos atores do Tibanaré. 

“O espetáculo tem uma hora de duração, mas é bastante dinâmico e envolvente. Será interessante levar algo diferente para o público e mostrar a potencialidade cultural de Mato Grosso. Além disso, associar tecnologia e cultura tem tudo a ver com o evento no qual este concerto está inserido”, observou o maestro. “A Anprotec é, na minha opinião, um divisor de águas. Um evento cultural de peso, com todo cuidado e esmero artístico, é fundamental para ilustrar como a cultura pode estar associada à construção de Mato Grosso”, acrescentou Carvalho, que é também o pró-reitor e Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.

O espetáculo Trilhas de Cinema é uma realização da UFMT em parceria do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também estará presente na 25ª Anprotec com o MT Criativo, programa de desenvolvimento da economia criativa no estado. 

Maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, a conferência reúne, até o dia 23, representantes da União Europeia e da África do Sul nos debates. Além de ser considerado um ambiente propício para o empreendedorismo inovador, Mato Grosso apresentou-se como opção para receber a conferência devido à determinação de construção do Parque Tecnológico no estado. 

A Anprotec 2015 tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Seciteci. São parceiras nesta edição a Arca Multincubadora, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário