14 de setembro de 2015

Primeiro Encontro da Agricultura Familiar realizado em Nortelândia





A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura do município de Nortelândia (253 km a Médio-Norte de Cuiabá), realizaram o 1º Encontro da Agricultura Familiar do Território de Identidade Rural do Alto Paraguai. O evento aconteceu no dia 28 de agosto, no Assentamento Rural Raimundo da Rocha e contou com a participação de 130 produtores rurais. 

Com objetivo de capacitar e oferecer alternativas de renda para a família rural debateu-se os seguintes temas, bovinocultura, apicultura, piscicultura e olericultura. O extensionista da Empaer, Irapuan Rodrigues da Silva, proferiu palestra sobre a alimentação de bovinos no período da seca. O biólogo da Empaer, João Bosco Pereira, falou sobre a alimentação de enxames de abelhas na entressafra e destacou os cuidados com o meio ambiente. 

Durante o encontro, os produtores receberam ainda informações sobre a qualidade da água para cultivo de peixe com o instrutor do Senar, Alberto Freire. O consultor do Sebrae, Glaucinei Realto, destacou em sua palestra a Certificação Orgânica e Controle de Pragas com Produtos Naturais, além de ensinar o preparo de compostagem e a confecção de cerca de bambu com garrafa pet. 

O Primeiro encontro contou com a presença de produtores rurais dos municípios de Diamantino, Barra do Bugres, Denise, Nova Marilândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Olímpia, Porto Estrela, Tangará da Serra e distrito de Capão Verde. “Trata-se de um público participativo, que já possui um bom conhecimento sobre o tema e que tem interesse no assunto, por isso deve-se pensar na continuidade do evento nos próximos anos”, enfatiza Irapuan. 

Participaram do Encontro, o deputado estadual, José Domingos Fraga Filho, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo do Alto do Rio Paraguai (CIDES), Juviano Lincoln, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nelson Luiz Borges de Barros, Presidente da AMM e prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, coordenador Regional da Empaer de Barra do Bugres, Arnaldo Luiz Pereira, produtores rurais e técnicos da Empaer. 
Fonte: Rosana Persona e Jéssica da Silva/Empaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário