14 de setembro de 2015

Empaer comemora 51 anos dedicados à agricultura familiar




Em comemoração aos 51 anos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), agricultores vão expor seus produtos na Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na Praça das Bandeiras (Centro Político Administrativo), nesta terça-feira (15.09), a partir das 15h. O evento vai mostrar o trabalho executado pela Pesquisa e Assistência Técnica da Empaer e contará com uma palestra sobre a importância da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso. 

Órgão oficial do Governo do Estado, a Empaer atendeu em 2014, aproximadamente 30 mil agricultores familiares e até o final de 2015 a previsão é atender 50 mil. A agricultura e pecuária são atividades relevantes, especialmente por constituírem a base da geração de emprego, renda e da movimentação da economia dos municípios. No Estado existem mais de 104 mil famílias de agricultores familiares que são responsáveis por mais de 70% dos alimentos consumidos pela população, produzindo mandioca, feijão, frutas, hortaliças, leite, aves, suínos, milho, arroz, café e bovinos de corte. 

A empresa começou em 1964, com a criação da Acarmat – Associação de Credito e Assistência Rural de Mato Grosso. Nesses 51 anos de avanços na agricultura e pecuária, possibilitou o desenvolvimento em mais de 90% dos municípios do Estado de Mato Grosso com inovações tecnológicas, cultivo sustentável e viabilidade econômica da propriedade rural. 

O presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, comenta que a empresa está presente em 122 municípios e possui uma estrutura de 144 unidades operativas, sendo um escritório central em Cuiabá, 124 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros de geração e difusão de tecnologia, um núcleo de laboratório, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas e uma estação experimental de piscicultura. E conta com a força de trabalho de 586 servidores. “A Empaer é verdadeiramente capaz de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressalta Mota. 

Os trabalhos de pesquisa, transferência e validação de tecnologia são fundamentais para a diversificação, melhoria da qualidade e produtividade da agropecuária. A pesquisa desenvolvida pela Empaer é voltada para a agricultura familiar, gerando novos conhecimentos e disponibilizando tecnologias adaptadas às condições do pequeno produtor. 

A pesquisa trouxe inovações com o melhoramento vegetal de arroz, feijão, gramíneas forrageiras, gergelim, amendoim, mandioca, banana, abacaxi, trigo, maracujá flores tropicais e outros. Além disso, busca cultivares eficientes no uso de fertilizantes, utilização de bactérias para fixação de nitrogênio, resistência à pragas e doenças, reduzindo o custo de produção e contaminação ambiental. 

O núcleo de laboratórios da Empaer presta atendimento aos produtores com serviços de análises de solo, nutrição animal e vegetal, fitopatologia, entomologia, análise de sementes, controle biológico de pragas e produção de mudas in vitro de banana, abacaxi, flores. O fomento agropecuário é responsável pelas atividades centradas na promoção do desenvolvimento rural, tanto na área florestal como na agropecuária. O setor desenvolve os projetos e programas de iniciativa pública, privada ou integrada de estímulo a cultivos diversos. 

Conforme Layr, a agricultura familiar é a forma de produção em que a mão de obra, a administração da propriedade e o controle do capital são familiares. Tem nas atividades da agropecuária, do extrativismo, da pesca e de atividades não agropecuária, seu modo de vida. A produção de alimentos pelos agricultores familiares é um dos pilares para a garantia da segurança alimentar, sustentação econômica e bem estar das famílias rurais. O Estado desempenha papel importante ao levar aos agricultores políticas e serviços públicos de apoio a sustentabilidade, expansão e fortalecimento da agricultura familiar. 

A Empaer, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executa projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para um total de 12,7 mil famílias de agricultores tradicionais, jovens rurais, pescadores, indígenas e quilombolas em 89 municípios do Estado de Mato Grosso. Foram assinados quatro contratos de prestação de serviços através de chamadas públicas em execução para atender produtores de leite, piscicultores e tradicionais. 

Somente em 2014 foram capacitados 145 técnicos por meio da capacitação continuada nas cadeias produtivas de Leite, Fruticultura, Olericultura, Mandioca, Piscicultura, Apicultura e Sistemas Agroflorestais. Trata-se de uma parceria entre a Empaer, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeituras. 

“Neste mais de meio século de existência, a Empaer teve um papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando para gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável com prioridade à agricultura familiar”, esclarece Layr.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário