6 de agosto de 2015

Segunda Festa da Galinha Caipira em Mirassol D'Oeste




A Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a prefeitura de Mirassol D’Oeste e a Associação de Produtores Rurais da Comunidade Veredinha (Aprove), realiza no sábado (08.08) a Segunda Festa da Galinha Caipira do município. O evento acontece na sede da Associação e está programada para começar às 13 horas. Cerca de 200 produtores rurais devem participar do evento, conforme a organização. 

O objetivo da festa, segundo o presidente da Aprove, Agemiro Batista de Souza, é levar orientações técnicas para os produtores rurais e promover o turismo rural na região, destacando a criação de galinha caipira na agricultura familiar. 

O evento também busca diversificar a atividade e tornar a região um polo produtivo e turístico, completou a técnica social da Empaer, Maria da Conceição Saminêz Silva. 

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a festa promove o desenvolvimento rural com palestras, discussões e lazer, buscando alternativas que possibilitem o crescimento do meio rural. 

Com um plantel de 20 mil galinhas caipiras, a criação é tradicional – com os animais soltos – e quanto mais espaço tiver o criadouro melhor. 

O ideal é que seja mantida uma área que acomode até quatro galinhas por metro quadrado, para que elas circulem e se alimentem a vontade e de maneira natural. 

Durante o evento, os participantes terão palestras sobre a criação de galinha caipira, associativismo, demonstração técnica de fabricação de ração e desossa de frango. Acontecerá também comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, culinária, gincana rural e música. 

A festa tem encerramento previsto para as 21 horas, com a entrega de prêmios e show de viola. A comunidade Veredinha fica localizada a 22 quilômetros do município. 

Mais informações com a Empaer pelo telefone (65) 3241 1005

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário