5 de agosto de 2015

Projetos do Banco Mundial transformam quilombolas em empreendedores no Rio Grande do Norte

As iniciativas beneficiarão um milhão de pessoas até 2019, inclusive os moradores de 27 quilombos do estado
A dança em louvor a São Gonçalo é um dos momentos mais emocionantes da visita aos Negros Felicianos do Alto. Foto: Banco Mundial/Mariana Kaipper Ceratti
A dança em louvor a São Gonçalo é um dos momentos mais emocionantes da visita aos Negros Felicianos do Alto. Foto: Banco Mundial/Mariana Kaipper Ceratti
Como muitos adolescentes de comunidades tradicionais na América Latina, as estudantes Maria Paula Teixeira, Juliana Bezerra e Edivânia Costa se equilibram entre dois mundos. Nasceram em um quilombo – nome dado aos assentamentos remanescentes dos tempos da escravidão –, mas estudam na cidade de Portalegre, no Rio Grande do Norte, a 20 minutos dali.
A comunidade onde as meninas nasceram, chamada Negros Felicianos do Alto, ganhou do governo brasileiro em 2007 a certificação de quilombola. Isso deu aos moradores a titularidade da terra, uma luta constante para os descendentes de escravos fugidos, e abriu as portas para que projetos sociais atendessem os moradores.
Até então, os Felicianos do Alto viviam quase esquecidos pela sociedade. Agora, aos poucos, eles buscam os objetivos das Nações Unidas para a recém-lançada Década de Afrodescendentes (2015-2024): reconhecimento, justiça, desenvolvimento e fim da discriminação.
Identidade afro
Desenvolvimento, em particular, é um tema que mobiliza os quilombolas deste pedaço do nordeste brasileiro. Quase todos os 80 lares da comunidade rural são apoiados por programas como o Bolsa Família, mas os moradores querem mais. Além da transferência de renda, eles vivem com o pouco que obtêm da agricultura e do artesanato. “O Bolsa Família é um incentivo importante, mas não tem o peso de um emprego, que te dá uma autoestima especial”, comenta a artesã Maria Joseília da Silva, 34 anos.
Os moradores, no entanto, pedem mais. Em breve, novos empreendimentos do projeto RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial, mudarão esta realidade, entre eles uma minifábrica de lingerie e uma marca de moda e artesanato com identidade afro, ambas ideias das quilombolas. Os projetos beneficiarão um milhão de pessoas até 2019, inclusive os moradores de 27 quilombos do estado.
“O projeto prioriza as comunidades tradicionais e grupos mais vulneráveis como afrodescendentes, indígenas, mulheres e jovens, favorecendo os recursos e a assistência técnica necessária para viabilizar atividades produtivas”, explica a gerente do projeto, Fatima Amazonas, do Banco Mundial.
Leia mais em: http://bit.ly/1M3eQhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário