16 de agosto de 2015

Sedec recebe estudo de viabilidade para reabertura do Portão do Inferno



Reprodução

Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, pontos turístico do município

Gabriele Schimanoski

A Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec) entregou, nesta quinta (13), o estudo geológico do Portão do Inferno, na MT-251, para a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O documento aponta as áreas de risco e os locais que poderão receber infraestrutura turística.

De acordo com a Sedec, o projeto arquitetônico já foi iniciado e no local serão construídos um estacionamento, uma trilha com “mirante” e um restaurante. No relatório confeccionado pelos geólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consta reconhecimento preliminar da área, caracterização do meio físico, levantamento topográfico e sugestão dos locais apropriados para as futuras obras a serem realizadas.

Os profissionais utilizaram imagens de satélite e fizeram análise de dados topográficos, complementados por um cuidadoso levantamento de campo. Conforme o relatório, o estacionamento deverá ser feito afastado das áreas de risco de acidentes, em terreno plano, com capacidade para 30 veículos e de fácil acesso à região onde será implantado o mirante às bordas do paredão.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o estudo geológico foi entregue aos arquitetos que farão o projeto arquitetônico das obras para a reabertura do Portão do Inferno aos turistas. “As recomendações dos geólogos serão seguidas à risca pelos projetistas”. O estudo foi encomendado pela Aprodec e cedido à Sedec por meio de um Termo de Cooperação.

O local está fechado desde 2011, devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT. A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do Ecoturismo no Estado tendo como eixo principal Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Nobres, a fim de promover o desenvolvimento econômico. (Com Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário