5 de julho de 2015

UNISOL Brasil e PRONATUR participam da Festa da Banana, na Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca, no município de Nossa Senhora do Livramento -MT,


Foto de Geraldo Lúcio.
Luciano, Maria, Naja e GERALDO Lucio

Os coordenadores, consultores técnicos e representantes do Projeto REDE-MT, da UNISOL Brasil e PRONATUR, Geraldo Donizeti Lucio, Naja Varley e Luciano Borges, estiveram participando da sétima edição da Festa da Banana na Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca.
Os representante da UNISOL Brasil e PRONATUR, Geraldo Lucio e Luciano Borges, aproveitaram a oportunidade para apresentarem para comunidade o projeto REDE - MT que será Implementado com ações de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.
A REDE será uma estratégia de cooperação solidária: Agrupando no primeiro momento 06 (seis) empreendimentos econômicos solidários com identidade comum. O caráter da identidade devera ser: Territorial, com foco nas Cadeias produtivas existentes e ou potenciais, Política públicas, Cultura e Segmentos econômicos. Os Empreendimento Solidários que irão compor a REDE devem apresentar potencial de complementaridade econômica de forma mais direta e devem ser capazes de: Proporcionar ganhos práticos, contribuir para que os Empreendimentos possam atingir a sua sustentabilidade econômica, explica Geraldo.
O referido evento foi realizada no,domingo (05/07) na sede da associação da 

Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca, que fica na Rodovia Transpantaneira/MT-060, no município Nossa Senhora do Livramento, a 35 km da capital de Mato Grosso.

A programação incluiu apresentações culturais de cururu, siriri, dança afro, feira quilombola com exposição de artesanato regional e subprodutos da banana como a farinha de banana verde, licor, bala, doce e rapadura de banana.
O almoço servido gratuitamente para os quase 2 mil participantes do evento seguiu a tradição dos anos anteriores: carne seca com banana verde, farofa de banana e arroz branco”, ressaltou Maria Renata de Jesus, presidente da associação.
O maior objetivo da festa é de valorizar e fortalecer a cultura afrodescendente, mantendo a identidade do povo quilombola, mas com o grande fluxo de pessoas ele aquece a economia local e esta na ótica do turismo interno.
A comunidade pertence ao município de Nossa Senhora do Livramento, onde os moradores são conhecidos como os ‘papas bananas’ e essa cultura está se perdendo, então, esta foi uma forma dos moradores do quilombo poder conscientizar as pessoas a continuar cultivando as bananas, visto que podem fazer diversos pratos com ela”, ressaltou Laura Ferreira da Silva uma das representantes da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo da Mutuca e organizadora da festa.
A comunidade quilombola da Mutuca possui cerca de 120 famílias e faz parte do território de Mata Cavalo, que é um complexo composto por seis comunidades: Mutuca; Mata Cavalo de Baixo; Mata Cavalo de Cima; Aguaçú; Capim Verde e Ponte da Estiva. O Governo do Estado de Mato Grosso, atreves das Secretarias de Cultura e de Turismo, tem um Projeto de Economia Solidária na qual o Complexo Quilombola Mata Cavalo será contemplado, trata-se do APL de Turismo Cultural.
Vale ressaltar que a Comunidade Mutuca já recebeu uma formatação de um Projeto de Produção Associada só Turismo, pela ACG, SEBRAE, SEDTUR, Prefeitura, com recursos do Mtur. A comunidade também fez parte do Projeto da UNISOL Brasil, denominado Bases de Serviços da Baixada Cuiabana, explica " Geraldo Lucio".
Os remanescentes de quilombos também são beneficiários do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER), supervisionado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em Mato Grosso, o órgão público oficial que presta atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Na sua sétima edição a Festa da Banana já faz parte do calendário turístico e cultural da comunidade, do município e do Estado,visto que já é uma tradição da comunidade e visa manter as raízes e identidade dos QUILOMBOLAS, finalisa.
*Geraldo Donizeti Lucio 
Economista, Especialista em Turismo Rural representante da UNISOL Brasil, Consultor do PRONATUR e Agente Técnico da EMPAER a disposição da SEDEC - Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário