29 de julho de 2015

Para o sucesso na Economia Criativa do turismo ideias inovadoras são importantes


Foto de Geraldo Lúcio.
As diversas atividades do Turismo podem ser visualizadas no contexto e na ótica da Economia Criativa.
O conjunto de atividades desenvolvidas constituem o segmento, proporciona ao turista a interação com o meio, com destaque para oferta de diversas atividades, como as Caminhadas na Natureza, as variadas formas de lazer, as demonstrações tecnológicas, produção e comercialização de artesanato e de produtos agropecuários, além de serviços turísticos de hospedagem e alimentação, diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto, no meio rural ou urbano.
Turismo Criativo seria pensar o setor turístico de uma forma mais inovadora, fora dos padrões convencionais e dos velhos conceitos.
No contexto da atividade econômica, todos devem auferir divisas: Todos os componentes do TRADE (empresários, agentes, operadores) setor publico órgãos de turismo, setor público cidades, regiões e, principalmente, os turistas.
Todos ganham partindo na economia criativa partindo do pressuposto de que as cidades e regiões criativas atraem mais turistas e negócios. Sem levar em conta os investimentos, beleza, movimento e visibilidade.
Quando se fala em cidades ou regiões criativas não se faz referência apenas àquelas que têm na economia criativa seus principais trunfos, mas sim nas regiões e municípios que pensam e planejam o turismo de forma inovadora e criativa o tempo todo, nos seus produtos, destinos, equipamentos, histórias, arquitetura, festas, cuidado com o meio ambiente, cultura, enfim tudo que possa trazer inovação para todos os setores e de forma constante.
A criatividade pode estar presente em qualquer lugar, até onde menos se espera como: centro histórico, transporte turístico, lojas diversas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, balneários, terminais turísticos, centros de artesanatos, produção associada ao turismo, agro-industrial, trilhas ecológicas, guias, ecoturismo, turismo com base local e comunitária, gastronomia, manifestações culturais, etc.
Qualquer estado cidade, região, em seus destinos e produtos turístico ou profissional do turismo podem se beneficiar de ações e projetos criativos para o desenvolvimento do setor, atrair turistas e gerar emprego renda, combinando gestão com administração de divisas.
Para a definição do que é Economia Criativa o primeiro passo é a descoberta das origens e da essência muitas vezes apagada.
Devemos ter visibilidade e percepção de onde estão: a autenticidade e os diferenciais criativos de uma cidade ou de um simples produto ou projeto turístico, o de está o óbvio criativo que em muitos casos não é visto, quais são as histórias que descrevem um estado, uma região, um município, uma localidade, e até como posso formatar e vender um pacote turístico de forma criativa.
Enfim na Economia Criativa não existe um ingrediente único ou resposta específica que possa explicar como o turismo criativo pode se manifestar, é preciso ter ideias e coragem para inovar.
Geraldo Donizeti Lucio
Especialista em Turismo Rural
  • Geraldo Lúcio

    Escreva um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário