28 de julho de 2015

Contextualizando Economia Criativa e Empreendedorismo no Turismo Rural



A um Projeto Economia Criativa, visa contextualizar o momento de eclosão da economia criativa e o estado da arte de se produzir através de ideias inovadoras e de suas implementações como eixo de desenvolvimento do turismo rural de forma sustentável

No aspecto do conceito, Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.

Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca no potencial individual ou coletivo para produzir bens e serviços criativos.

De acordo com as Nações Unidas, as atividades do setor estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.

Objetivando o projeto de Economia Criativa no Turismo Rural ira trabalhar os elos de conexão entre criatividade, economia, cultura, turismo, Agro-industrial, artesanato, gastronomia, necessários no processo de desenvolvimento do turismo rural

Familiarizar os participantes com uma lógica de transição econômica, social do urbano para o rural que franqueia novas oportunidades de negócios e de atuação, gerando satisfação, com base na criatividade.

Buscar apresentar o conceito e a prática das iniciativas criativas, por meio de exemplos concretos de diferentes países, estados e regiões, e defender a lógica do empreendedorismo e da sustentabilidade financeira, tendo o mercado das produções criativas como aliados ao turismo rural.

Promover o entendimento de políticas públicas em Economia Criativa, como fator de fortalecimento dos laços entre público, privado e sociedade civil.

Mostrar como a criatividade pode gerado fatores e insumos de inovações sociais, econômicas, urbanas e rurais, proporcionando satisfação pessoal.

Deixar visível o fato da convergência de fatores - (globalização, tecnologias digitais, desindustrialização, entre outros) -e como o efeito da criatividade o ativo econômico e o diferencial tem sido agregador de geração de emprego e renda para o meio rural.

Considerar a convergência dos fatores como ampliador do horizonte de visão de cada um e as possibilidades de desenvolvimento da economia, sociedade e municípios, nos seus espaços rurais, para satisfação coletiva e deleite dos empreendedores em turismo rural

GERALDO Donizeti Lucio
Especialista em Turismo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário