24 de maio de 2015

Secretários de Mato Grosso visitam Foz do Iguaçu em busca de parcerias

Seguindo exemplo de Minas Gerais, o Governo de Mato Grosso estuda realizar cooperação técnica com a empresa Itaipu Binacional para uso consciente da água

ROSE DOMINGUES/ DAYANNI IDA

Assessoria/Sema-MT
Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, farão uma visita técnica à Foz do Iguaçu, no Paraná, na próxima segunda-feira (25.05), para conhecer as instalações do programa ‘Cultivando Água Boa’. Reconhecendo a água como um dos maiores bens naturais da humanidade, o objetivo é firmar parceria com a empresa Itaipu Binacional para realização de ações e políticas de utilização consciente da água. “A crise no abastecimento no Estado de São Paulo despertou o país para a necessidade de estratégicas de uso racional e sustentável da água em Mato Grosso”, afirma a secretária Ana Luiza, que tem tratado a questão como prioridade no planejamento de Governo. 


Conforme a superintendente de Educação Ambiental na Sema, Vânia Montalvão, aderir ao programa é extremamente importante para o Estado, pois possibilita a oportunidade de desenvolver ações ambientais integradas. “Essas ações envolvem recuperação de micro bacias (hidrográficas), proteção de matas ciliares e de toda a biodiversidade até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos nesta concepção ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.” 

Visando compartilhar desse desenvolvimento econômico, integrando a produção de energia e preservação do meio ambiente, a Sema participará de um ciclo de visitas técnicas para conhecer a atuação do programa em diferentes bacias da região. O objetivo é firmar parceria a partir de um termo de cooperação técnica entre a Itaipu Binacional e o Governo do Estado. Também participarão do evento, que inicia na segunda e segue com programação até sexta-feira (29.05), representantes das secretarias de Educação, de Trabalho e Assistência Social e de Desenvolvimento Regional. 

O governo de Minas Gerais já adotou o programa Cultivando Água Boa. O decreto que institui o programa como política pública foi assinado no dia 20 de março, em Belo Horizonte, pelo governador Fernando Pimentel e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. 

Itaipu Binacional 

A Itaipu Binacional é hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. O programa ‘Cultivando Água Boa’ é um movimento pela sustentabilidade que visa o cuidado com as águas nos setores de distribuição de energia elétrica. Atuando desde 2003, o movimento desenvolve atualmente 25 programas de cunho socioambiental e 65 ações, além de contar com mais de dois mil parceiros, entre ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitária e empresas públicas e privadas. 

Crise da água 

Se não houver mudanças no padrão de consumo da água, haverá crise nos próximos 40 anos em Mato Grosso, causando prejuízos à população e ao setor produtivo. O superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, que veio ao Estado em março deste ano para o seminário ‘A importância da Gestão das Águas em Mato Grosso para a garantia dos processos econômicos, sociais e ecológicos’, disse que mesmo o Estado tendo grande potencial hídrico poderá ter racionamento de água em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário