30 de novembro de 2014

Livro sobre Pantanal é reconhecido pelo Prêmio Pini

CAROLINE LANHI


Redação/Secom-MT
Mato Grosso é destaque na indústria gráfica nacional. O livro “Pantanal Selvagem – Wild – Salvaje”, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, recebeu o Gran Prix no Prêmio Pini de Excelência Gráfica, que também foi premiado na categoria Livros Ilustrados. A obra, publicada pela Entrelinhas Editora e impressa pela gráfica Ipsis, reúne imagens do fotógrafo de natureza Mike Bueno, que ao longo de 18 anos se dedicou a fotografar o Pantanal mato-grossense e as transformações desse bioma.
Maria Teresa Carrión Carracedo, editora e organizadora da obra, diz que esta é a primeira vez que um produto mato-grossense recebe uma premiação tão importante nesse segmento. O livro, segundo ela, é fruto de um trabalho coletivo que reúne a técnica e sensibilidade do fotógrafo, a qualidade oferecida pela gráfica Ipsis, o empenho dos profissionais da editora e colaboradores e o apoio do Governo do Estado.

O livro concorreu com publicações das 185 melhores gráficas do país, ao todo foram 1.365 produtos inscritos. Apesar de receber com surpresa o resultado da premiação, Mike Bueno diz que sempre acreditou na qualidade e potencial da obra, primeiro porque considera o Pantanal um lugar extraordinário e segundo porque o livro é resultado de um trabalho minucioso.

Além do trabalho fotográfico, todo o processo de edição da obra foi feito em Mato Grosso. Para Mike, a premiação contribui de forma positiva com o estado, pois reconhece a qualidade técnica dos profissionais mato-grossenses.


“Pantanal Selvagem – Wild – Salvaje” foi lançado durante a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, com registros das diferentes fases vividas pela flora e fauna pantaneira, das maiores inundações às piores secas. Para ampliar o acesso à obra, 60 fotografias do livro compõem uma exposição que já foi prestigiada por cerca de 700 mil pessoas e agora pode ser vista no setor de desembarque do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.



A premiação - O Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica foi criado em 1991 e hoje é reconhecido internacionalmente. Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), a premiação é considerada um “Oscar” no segmento. Para o Grand Prix são avaliados os atributos técnicos, como criação e design. A Comissão Julgadora é composta por 120 profissionais de tecnologia gráfica e design que são referência no setor, mas não têm vínculo empregatício com empresas gráficas.

Com informações da Entrelinhas Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário