5 de novembro de 2014

A inesquecível ilha de Maiorca

Turistas do mundo inteiro conhecem apenas “Maiorca” ou “Mallorca” na língua espanhola. Que se fez famosa por suas festas inacabáveis, muita sangria, e cerveja,e pessoas bêbadas na praia, – turismo para os que gostam de uma boa “farra”.

Mas Maiorca é muito mais que festas. A ilha, que oferece aos turistas além de um forte apelo à diversão na noite – “Nigthlife”, oferece também esporte, cultura, aventura, compras, gastronomia e uma paisagem naturalmente encantadora

Maiorca é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, localizado a leste da Espanha e banhada pelo mar mediterrâneo. Sua maior cidade e capital é Palma de Maiorca.

Sol, Areia e Sangria = “Sonne, Sand und Sangria” três “S” para os turistas europeus de festa em Maiorca! Boates, bares e música ao longo do calçadão, ao redor do famoso bar Ballermann 6, onde a ideia é se divertir e não pensar em mais nada!
Fotos: reproduçâo


Estive lá, visitei a capital Palma de Maiorca, e fiquei encantada com o numero de turistas que encontrei ali. Visitei também outras cidades onde tive a oportunidade de conhecer mais da cultura catalã.
Apesar da sua capital ser o lugar mais badalado e bem servido de toda a Ilha, Maiorca vai muito além dessa intensa cidade.

História, cultura, natureza, esporte e, inclusive, compras, sem duvida, fazem da ilha um paraíso para os que buscam tranquilidade e vida saudável.

Um pouco da história

Palma de Maiorca foi fundada no ano de 123 a.C. e, ao longo da história, foi alvo de enormes disputas e lutas.
Esteve sob o domínio dos vândalos, dos bizantinos. No ano de 902, foi conquistada pelos muçulmanos que batizaram a cidade com o nome de Medina Maryurqa. A cidade foi devastada pelos catalães e, em 1229, passou a chamar-se Ciutat de Mallorca (Cidade de Maiorca).

A peste negra foi um dos seus principais inimigos, vitimando milhares de pessoas e levando a ilha a um grande declínio demográfico e socioeconômico.

Foi, então, a essa altura, que a cidade deixou de se chamar Ciutat de Mallorca para se chamar Palma. Em 1835, devido ao movimento liberal, foram demolidos conventos e igrejas. A pressão demográfica do século XIX fez com que se construíssem bairros fora das muralhas. Por essa razão, começaram a demolir as muralhas existentes, o que também permitiu reduzir a saturação urbanística por meio de uma expansão marcada pela criação das avenidas. As avenidas seguem os mesmos trajetos anteriormente ocupados pelas muralhas.

Centro histórico de Palma de Maiorca
O centro histórico de Maiorca reúne prédios e monumentos cuidadosamente preservados e com reflexos da arte catalã e valenciana. Catedrais góticas, palácios barrocos, museus antigos e modernos se espalham em ruas modernas ou em um bairro antigo.
Natureza e Geografia

O coração de todos os amantes da natureza bate mais rápido com as belas paisagens montanhosas, o verde, belíssimas praias, enseadas desertas e isoladas e cavernas escondidas pela ilha.

A ilha caracteriza-se por uma geografia de contrastes: serras, como a de Tramontana, que eu tive a oportunidade de subir, mesmo de ônibus, foi uma experiência impar! Praias de extrema beleza, bosques de imponentes pinheiros, região de planície, onde o cultivo da azeitona, figo, damasco, amêndoa, oliva e tomate são de extrema importância para a agricultura local.
Gastronomia

A gastronomia de Maiorca é divina. Tem uma grande influência da cozinha mediterrânica, é simples edeliciosa. O arroz e a paella com peixe e marisco ou com frango e vitela, tem destaque especial. A paella é simplesmente deliciosa.

Mas não devemos esquecer a importância da cozinha internacional, importada de diversos pontos do planeta, acompanhando o turismo da ilha.

Compras em Maiorca
Ir às compras, em Maiorca, é um atrativo: de iguarias típicas, objetos e roupas de couro a cerâmica de alta qualidade.

Existe uma grande diversidade de opções e os designers, vindos de todas as partes da Espanha, oferecem suas criações para todos os gostos e bolsos. Também é possível encontrar lojas multinacionais.
Em resumo, pode-se dizer que Maiorca, sempre tem algo mais para oferecer a todos os tipos de turistas.

Em Maiorca, estive hospedada no Lido Park Hotel que se localiza na Peguera, uma cidade turística no sudoeste de Maiorca, pertencente ao município de Calvià.
Sa Colobra – Águas verde-esmealda
Fui várias vezes, à capital Palma de Maiorca. a arquitetura e as historias, as ruas estreitas, a beleza e capricho dos artistas na rua, as charretes e as encantadoras praças, tudo isso me incentivou a ir algumas vezes à capital. Estive na Vila de Sollér. Dali, segui, debonde, para o Porto de Sóller. De lá, fui, de barco, até Sa Colobra, uma pequena aldeia a noroeste da Ilha e aos pés da Serra de Tramontana, um dos lugares mais encantadores que já vi: poucas casas, praia de águas verde-esmeralda; é o lugar perfeito para caminhar devagar apreciando a beleza e as gaivotas que não param de se exibir para os turistas. Na caminhada, em torno da aldeia, 600 metros beirando o mar, você sai de frente para a saída do canyon de rocha conhecida do Torrent de Pareis. É fantástico!
Como para Sa Colobra só se tem acesso de barco ou pela serpentina – estrada MA-2141, saí de lá num ônibus que seguiu justamente por essa estrada que corta, serpenteando, a serra de Tramontana – patrimônio mundial da UNESCO.Fiz também uma trilha de bicicleta que me levou a lugares impressionantes.

Guiados pelo pequeno grande homem, o francês radicado na Suíça, Hugo Debenath, eu e mais três suíços percorremos 54 quilômetros pelo sudoeste da Ilha, a principio pedalando pela ciclovia. Explico, Maiorca é 100% bem servida de ciclovias.

Apreciando a paisagem, provando das frutas e observando a fauna local, vi fortalezas medievais, aldeias isoladas, moinhos de vento brancos, praias belíssimas de água cristalina; de vez em quando,parávamos num “Tapas” Bar para um café, e também para provar das especialidades espanholas.  
Os passeios de bicicleta requerem um nível básico de aptidão dos participantes. E são concluídos sem restrições de tempo. Assim como foi o meu!
O uso de capacete é obrigatório na Espanha.

Clique AQUI e vejama fotos.

Eu (AnaCé)

“A Espanha bateu novo recorde de turistas no primeiro semestre, mais de 28 milhões de estrangeiros visitaram o pais, na maioria deles ingleses, seguidos de alemãs e depois franceses, a altafoide7,3%em relação ao mesmo período do ano passado.” Folha Onlin
CatedraldePalmadeMaiorcArtistasde rua mostram suas pintur ehabilidade

Bondepa Por Sólle

A  Serra  de Tramuntana é a principal cordilheira das Ilhas Baleares. A serra está situada ao noroeste da Ilha de Maiorca, e daí vem seu nome, já que tramontana é o vento que, muitas vezes tempestuoso, chega dessa direção.Em junho de 2011, a paisagem cultural da serra foi declarada Patrimônio da HumanidadpeUNE

O turismo modificou significativamente a economia das Ilhas. Mais de 70% da população, desde 2001, dedicamseaosetordes.

Pl

Caminhada, em torno da aldeia, 600 metros beirando o mar, você sai de frente para a saída do canyon de rocha conhecida do Torrent de Pareis. É fantástico!Na trilha de bike: Eu (Ana Célia) Selina, Jan e Hugo

Fotos: AC

Autor Ana Célia Macedo Number of Entries : 73

Paraibana, nascida na capital, Ana Célia Macedo é Jornalista, membro da Associação Paraibana de Imprensa - API. Também é Guia de Turismo e Concierge. Pesquisa e escreve sobre o turismo e suas vertentes. Escreve nessa coluna todas as terças-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário