20 de outubro de 2014

SEDTUR, SEC e Prefeitura realizam nesta terça-feira dia 21 de outubro uma Oficina Participativa em Mimoso - Santo Antônio do Leverger


A secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria de Estado de Cultura e Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger, estará realizando uma oficina participativa no Distrito de Mimoso, localidade onde nasceu o Marechal Candido Rondon, com o objetivo de estar preparando os moradores locais  para  receberem e se apoderarem do Memorial Rondon, estrutura física que esta sendo construída na referida comunidade.
A oficina terá como moderador o Sr. Charles Pantoja, do MT Criativo, ligado a SEC, e contara também com a participação ativa dos Técnicos Elizethe Rosa de Castilho, Cyntia e Natalia  Rosseto da SEDTUR.
O referido evento tem uma parceria muito importante da Diretora e professores  da Escola Santa Claudina que se responsabilizou em convidar os atores locais e ceder as dependências da Escola para a realização,da oficina que inicia as 08:00hs e termina as 12hs.
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, maior vulto mato-grossense e um dos pilares da interiorização da Comunicação no Brasil, nasceu nesta localidade que fica  aproximadamente 100 km distante de Cuiabá  no dia 5 de maio de 1865.
Marechal Rondon hoje é Patrono das Comunicações no Brasil e da Arma de Comunicação do Exército, mas para chegar a este tão grande posto teve uma longa e árdua jornada em sua vida 
As obras de Rondon são orgulho para os Mimosianos, para Mato Grosso e para o Brasil.
O Estado de Rondônia deriva de seu nome, a cidades de Rondonópolis em Mato Grosso e muitas outras espalhadas pelo Brasil, bairros, rodovias, ruas, avenidas, praças, hospitais, lojas maçônicas, aeroportos, viadutos, elevados, faculdades, colégios, quartéis, terra indígena, pontes, ginásios poliesportivos, prédios, conjuntos habitacionais e sedes de órgãos públicos, enfim muitas denominações fazem honraria àquele que nasceu um dia na pequena Comunidade Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger e ganhou o mundo.

O projeto do Memorial Rondon – planejado para ser um museu temático - na Baía de Chacororé defronte a vila de Mimoso prevê sua construção por meio de uma parceria da União com o Estado de Mato Grosso e o município de Santo Antônio do Leverger.

Trata-se de uma estrutura ovalada, em perfis de aço, com 60 metros de diâmetro, suspensa sobre a lâmina d’água da Baía. 

O projeto do Memorial Rondon, foi elaborado pelos arquitetos José Afonso Portocarrero e Paulo César Molina Moreira, faz alusão a uma oca de índios Bororo – Rondon era descendente de Bororo -, o seu revestimento incluindo cobertura, assoalho, rampas de acesso e treliças serão em madeiras de itaúba.

O projeto prevê a construção do jazigo para receber os restos mortais do Marechal Rondon, que estão sepultados no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, o jazigo ficará no final de uma das rampas. 

Como pode ser visto nas fotos  abaixo as obras do Projeto estavam  paralizadas, iniciaram no Governo Dante de Oliveira, teve um outro pequeno avanço no Governo Blairo Maggi e hoje e retomada, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria Especial da Copa e Secretaria de Estado de Cultura e município, com  recursos do BNDES,  onde se prevê a sua conclusão, para o ínicio do ano de 2015, trata-se de uma obra de suma importância em se falando da figura do Marechal Candido Rondon  e do que ele representa para o Mundo, Brasil, Estado, município e comunidade.

O projeto prevê a construção do jazigo para receber os restos mortais do Marechal Rondon, que estão sepultados no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, o jazigo ficará no final de uma das rampas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário