6 de setembro de 2014

Desenvolvimento do Turismo



O Desenvolvimento do Turismo no território, federal, estadual ou municipal, parte da necessidade do fortalecimento e desenvolvimento do turismo regional, estruturação de rotas e ou roteiros de turismo locais e regionais , articulação com as agencias de turismo e órgãos governamentais, monitoramento da infraestrutura turística ,apoio a eventos locais e regionais visando promoção e divulgação do turismo.

O Fortalecimento Institucional, parte dos princípios de que os setores de Governo o segundo e terceiro setor estão de uma maneira geral fragilizados portanto necessitando de ações de visem o seu fortalecimento.

Junto ao poder público, e importante que os municípios que queiram desenvolver o turismo Tenham uma Secretaria, uma diretoria, uma superintendência, uma coordenação enfim os órgãos que oficialmente, possa responder pelo setor do turismo municipal na figura de uma pessoa responsável e que de acordo com cada realidade tenha uma equipe de trabalho que contemple no mínimo um profissional graduado em turismo.

Partindo deste princípio e importante observar junto a legislação municipal, quais os instrumentos institucionais legais para o desenvolvimento do turismo, como por exemplo: a existência de Conselho Municipal de Turismo, Fundo Municipal de Turismo, Inventário da Oferta Turística, Plano de Desenvolvimento Municipal do Turismo, Lei Municipal de Turismo.

Uma vez observado os fatores institucionais no âmbito de governo e muito importante também, organizar e articular o TRADE turístico municipal, mesmo porque este TRADE ira compor o Conselho Municipal supra citado e deve estar integrado no processo desenvolvimento municipal do turismo.

O planejamento moderno se faz com ênfase na parceria pública e privada, usando de metodologias participativas e contemplando os atores locais e regionais.

Para se ter um processo de planejamento organizado de Desenvolvimento do Turismo, e importante que sejam realizadas várias atividades.
Formatar Roteiros Turísticos municipais e regionais Integrados

Realizar capacitação continuada em turismo
Organizar e articular o TRADE turístico municipal
Organizar e Articular o TRADE turístico Regional
Realizar e apoiar eventos municipais
Realizar e Apoiar eventos regionais
Promover e divulgar o Turismo Regional e municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário