27 de julho de 2014

Torneio de leite Gir Leiteiro e Girolando marca presença na 50ª Expoagro


Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Reprodução/Internet


A cada ano a criação de vacas Gir Leiteiro e Girolando em Mato Grosso vem crescendo aliada à tecnologia. A produção de leite de vacas Gir Leiteiro e Girolando é um dos destaques da 50ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), que começa no dia 31 de julho e segue até 10 de agosto, em Cuaibá. Entre os dias 4 e 10 de agosto ocorrerá o 2º Concurso e Pesagem Do Leite Do Gado Gir Leiteiro e Girolando. A expectativa é de uma captação de 80 quilos de leite/dia por animal participante

Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do Mato Grosso (ACGIL), Getúlio Vilela, aproximadamente 12 vacas devem participar do torneio. Além disso, haverá o Julgamento do Gir Leiteiro e Giralando.

Leia também


De acordo com a programação da 50ª Expoagro, o Concurso e Pesagem Do Leite Do Gado Gir Leiteiro e Girolando ocorre nos dias 4, 5, 6, 7, 9 e 10 de agosto. No dia 8 será realiza o Julgamento Gir Leiteiro.

A pesagem será fiscalizada por um técnico especialista da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e por acadêmicos da Universidade de Cuiabá (UNIC). 

“Todo o leite captado no torneio será doado pelos produtores, Sindicato Rural de Cuiabá e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT) para entidades filantrópicas. Uma parte deverá ser utilizada para a fabricação de iogurte, também para a doação. Estamos vendo a possibilidade de montar uma mini-fábrica de iogurte no evento”, comenta Getúlio Vilela.

As vacas Gir Leiteiro e Girolando, segundo o presidente da ACGIL, virão de todo o Estado de Mato Grosso para o torneio leiteiro, enquanto para o Ranking (julgamento) de Gado Gir poderão vir de outros Estados por ser ranqueada. “Estamos tentando ranquear o julgamento de gado Girolando para tornar nacional aqui”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário