11 de julho de 2014

Empaer de Dom Aquino realiza 10º Encontro da Mulher Rural



EMPREENDEDORISMO 

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do município de Dom Aquino, realizou nesta quinta-feira (10.07) a décima edição do Encontro de Mulheres Rurais na Escola Estadual Vinícius de Moraes. Na ocasião foram distribuídas 299 garrafas decoradas, confeccionadas a partir de revistas usadas. 

Cerca de 170 mulheres foram inscritas para participar do encontro que teve apresentações culturais, palestras sobre higiene e saúde e educação ambiental. “Aqui nós aprendemos a ser companheiras umas das outras. Eu gostei da iniciativa, pois é uma chance de expor o que a gente aprendeu o ano todo com os cursos que a Empaer oferece. Meu sonho era ser socióloga para dar palestras, expor minhas ideias e ajudar meu povo”, ressaltou Divina Vaz Passarinho, 40, moradora da Gleba São Paulo. 
A dona de casa e moradora da comunidade Alto Barroso, Adenicia Silva e Silva, conseguiu vencer uma depressão coma a ajuda do artesanato. Hoje me sinto muito melhor”, explicou.

Com o apoio da prefeitura de Dom Aquino muitas mulheres foram capacitadas em cursos de artesanato e segurança alimentar (Curso Mulher Empreendedora) e expõem os trabalhos na Casa do Artesão Maria Gumercina. “Quem não conhece a economia solidária precisa conhecer”, afirmou a extensionista social da Empaer de Dom Aquino, Elisabeth Monção de França Pessoa. 

O evento foi realizado com a parceria de diversos órgãos e entidades como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf),prefeitura de Dom Aquino e instituições financeiras. 

Participaram as comunidades Entre Rios, Cabeceira Verde, Alto Barroso, Barroso do Meio e de Baixo, Boiadeiros I II e III, Gleba São Paulo, Boa Vista, Chibiu, Ressacão, Grotão e entorno de Dom Aquino, além dos assentamentos Ponte de Pedra, Ituberaba, Primavera, São Bento, São Lourenço, Zumbi dos Palmares e Cinturão Verde. 



Fonte: Chrystiane da Conceição (Assessoria/ Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário