16 de julho de 2014

Em Mato GrossoRegião Platina e Amazônica se reunem para discutir Turismo Regional

   

No dia 15 de julho de 2014, aconteceu no auditório da prefeitura municipal de Tangará da Serra uma reunião com os Interlocutores Regionais de Turismo da Micro Região Platina Amazônica, formada pelos municípios de Tangará da Serra, Barra do Brugres, Nova Olímpia, Campo Novo dos Parecis e Sapezal.

O objetivo da reunião foi para que os municípios pudessem apresentar, os seus produtos turísticos, bem como seus potenciais, além dos principais eventos, para que se possa elaborar para a região um projeto de desenvolvimento integrado do turismo.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEDTUR, esteve participando da reunião, através dos técnicos, Geraldo Lucio, Diego Augusto, Maurício Maneiro e do motorista Sr. Fostino, do município de Tangará estavam presentes o Sr. Guilherme representante da Prefeitura Tatiane Diel Coordenadora de Turismo, Solange Silva, Roselene Magalhães e Erlande Martins de Sapezal, de Campo novo do Parecis, João Ricardo e Vanderley Cesar.

O técnico Geraldo Lucio, Interlocutor Estadual da Regionalização do Turismo no Estado, fez uma apresentação sintetizada sobre o Programa de Regionalização do Turismo, e passou a palavra para o técnico da SEDTUR Diego que Augusto apresentou dados estatísticos da situação atual de cada município no processo da Regionalização do Turismo, já o técnico Maurício Maneiro Interlocutor Estadual substituto da Regionalização do Turismo, fez algumas ponderações sobre o programa no estado, reafirmando sobre a importância dos municípios estarem tratando o Turismo de forma integrada e regionalizada.

A reunião foi aberta pelo Representante da prefeitura de Tangará da Serra, Guilherme que fez uma explanação sobre o turismo no município e Em seguida passou a coordenação da reunião para os Interlocutores Regionais, do município de Campo Novo dos Parecis, João Ricardo e Vanderley Cesar que apresentou os produtos, potencialidades e eventos de Turismo de Campo Novo, seguido da apresentação de Sapezal, discussões e encaminhamentos para próxima reunião.

A próxima reunia deverá ser realizada no mês de Agosto no município de Sapezal, onde será consolidado o projeto, com a presença também dos municípios de Barra do Bugres e de Nova Olímpia que não compareceram nesta reunião, finalista Vanderley e João Ricardo interlocutores regionais e coordenadores da reunião.

Geraldo Lucio, diz estar apostando muito na força de articulação e motivação desta região turística que tem entendido o sentido do Programa de Regionalização, o ideal seria que todas as demais 14 Micro Regiões estivessem fazendo o que esta Região tem feito no sentido de Desenvolver o Turismo Regional, isto iria contribuir para o sucesso do Programa. vale ressaltar que por parte do Ministério do Turismo o Programa esta paralisado desde dezembro de 2014, mas a SEDTUR, continua dando prosseguimento e apela para que os municípios façam o mesmo.

No ano 2013 e 2014, o Secretario da SEDTUR Jairo Pradela participou de 10 Encontro Regionais de Turismo, o de pode interagir com cada município e falar de Políticas Públicas para o Turismo de Mato Grosso, e sobre o Programa de Regionalização do Turismo, faltam apenas 05 regiões para serem visitadas para fechar as 15 regiões.

Em todo estado existe um processo sendo realizado e o Programa tem dados estatísticos preliminares sobre a situação, institucional, de cada um dos 89 municípios participantes do referido programa, diz Jairo.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário