6 de junho de 2014

Peixarias reúnem gastronomia, tradição e história


ANDRÉA HADDAD
Redação/Secom-MT

Lenine Martins/Secom-MT
Restaurante no São Gonçalo Beira-Rio amplia espaço gourmet para melhor atender turistas

Quando se fala em culinária regional cuiabana, as peixarias não podem ficar de fora. Afinal elas são uma das opções mais procuradas, tanto pelos turistas quanto pelos próprios habitantes da Grande Cuiabá. Opções não faltam. Vão desde restaurantes com cardápios mais sofisticados até as peixarias localizadas à beira do rio. 

Alguns destes estabelecimentos estão na comunidade São Gonçalo Beira Rio, um dos bairros mais antigos da Capital. Formada por pescadores e artesãos, a localidade também é referência em manifestações culturais e conhecida nacionalmente pelas tradicionais peças em cerâmica. 


São Gonçalo está incluída na Rota do Peixe, um roteiro que vai além da experiência gastronômica e contempla ainda a história e a cultura ribeirinha. Um destes restaurantes é a peixaria Toca do Coelho que vem se destacando na região por inovar ao oferecer pratos diferenciados que incluem pescados de água salgada. 


No cardápio, como não poderia deixar de ser, há pratos feitos com pacu e pintado, assados e fritos e a tradicional mojica de pintado. Mas o que chama a atenção no cardápio são pratos como pintado com camarão grelhado à parmegiana, salmão com legumes, carne de jacaré (criados em cativeiro próprio para revenda), filé de pintado à milanesa, lasanha de pintado com banana da terra e pintado a quatro queijos. 


Com o restaurante em funcionamento há um ano e sete meses, o proprietário André Vitalino Ferreira Coelho conta que costumava vender 80 rodízios “num dia bom”. Com as mudanças no cardápio o número subiu para 180. André admite que não pensava em fazer obras de ampliação por conta da Copa do Mundo. A demanda crescente o fez mudar de ideia. 




Lenine Martins/Secom-MT
Cozinheiro prepara um prato na peixaria Toca do Coelho

O estabelecimento passou por uma ampliação, ganhou um espaço gourmet que comercializa cervejas artesanais e o restante da área, que antes tinha capacidade para 100 pessoas sentadas, hoje acomoda 180. O estacionamento também foi ampliado e as crianças podem se divertir em um pula-pula instalado entre as mangueiras na área externa. O número de funcionários dobrou e, para entrar no clima da Copa, todos usarão uma camiseta do Brasil customizada. A decoração é composta por telas que retratam a cultura regional, assinadas pela avó do empresário, Neuzina Carvalho, 72. 

O empresário percebeu a necessidade de adequação ao ser surpreendido por 36 japoneses que chegaram ao restaurante para almoçar num domingo. Há menos de um mês no Brasil, o cozinheiro haitiano Joanave Alexis “salvou” o chefe com o espanhol fluente e o inglês básico na comunicação com os clientes orientais. “Não sabia o que fazer. Minha sorte foi o Joanave”, conta. 

A Peixaria Toca do Coelho está localizada na Rua Antonio Dorileo, 2.550, à direita da entrada de acesso à comunidade São Gonçalo Beira Rio. Outras informações pelo telefone (65) 9669-3363

Várzea Grande - Amantes de peixes típicos também podem recorrer aos restaurantes que fazem parte da Rota do Peixe em Várzea Grande, mais especificamente nas comunidades de Praia Grande, Pai André, Souza Lima, Bom Sucesso, Limpo Grande e Passagem da Conceição. A paisagem bucólica e os habitantes do local são atrações a parte. 

Se o Brasil é conhecido internacionalmente pela feijoada, feita com feijão preto e partes de porco, Várzea Grande conta com a feijoada de peixe, servida no restaurante Mirante das Águas e um dos destaques dos muitos pratos feitos com pescados da região como ingrediente principal, além de espécies da Amazônia. Lá também foram feitas obras de melhoria da infraestrutura para receber os clientes. No sábado e domingo há música ao vivo. O Mirante das Águas está situado à Rua Brasília, nº 2010, no bairro Vila Maria, às margens do Rio Cuiabá. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3682-6130/3025-2229 ou no site do restaurante

Com colaboração de Waldemir Barão Dores

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário