11 de junho de 2014

Ingredientes da terra à moda americana em Cuiabá - MT


CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT

Mayke Toscano/Secom-MT
Cozinha dos Fundos

Se um prato de Maria Isabel ou de filé de pintado já dá água na boca, imagine essas duas receitas adaptadas para o hambúrguer. Sim, Márcio Patrício, da hamburgueria Cozinha dos Fundos, conseguiu transportar sabores e ingredientes da cozinha cuiabana para a receita mais famosa entre os americanos. O sanduíche feito com filé de pintado com molho de manga e o hambúrguer com crispy de carne seca e fatias de banana da terra foram feitos especialmente para a Copa do Mundo de 2014.

Já faz um tempo que Marcinho – como é mais conhecido – tenta elaborar um sanduíche com carne seca, sucesso no cardápio cuiabano, tanto no Maria Isabel, onde é acompanhada com arroz, quanto cozida com banana da terra. Foram várias tentativas até chegar à receita que promete conquistar o estômago e o coração de cuiabanos e turistas nessa época do ano. A solução encontrada pelo “chef publicitário” foi desfiar e fritar a carne seca para fazer um crispy, que é colocado sobre o hambúrguer caseiro de 150 gramas, uma receita especial da casa.

Mas o toque de cuiabania não para por aqui. Duas fatias de banana da terra fritas, assim como as que encontramos nos restaurantes mais tradicionais da Capital, dão um toque adocicado que casa muito bem com o sabor marcante do crispy. Por fim, Márcio utiliza folhas de agrião e queijo coalho, tudo entre as fatias de pão branco levemente tostadas na chapa. Aúfa de bom!

O segundo lanche é mais leve, mas nem por isso menos gostoso. O filé de pintado ocupa o lugar do hambúrguer e não deixa nada a desejar, tanto no sabor quanto na

Mayke Toscano/Secom-MT
Hambúrguer com crispy de carne seca

“pegada” regional. Na versão de Márcio, o peixe de sabor suave, com carne branca e sem espinhos leva um molho à base de manga com uma pitada de curry. “O pintado é um peixe que conseguimos sempre fresco e a manga aqui em Cuiabá é aquele tipo de fruta que você colhe no quintal do vizinho”, explica o chef. Para completar, pão australiano, lascas de queijo grana padano e rodelas de alho-poró.

Os hambúrgueres especiais para a Copa complementam o cardápio de oito opções. A ideia do chef é oferecer todo mês alguns sanduíches diferenciados, além daqueles que constam no cardápio. As combinações são resultado de vários experimentos. “O bacana da cozinha é isso, poder brincar com os ingredientes e sabores”. Para colocar todas as ideias em prática, o chef conta com o apoio da estudante de gastronomia Esmeralda França, que está à frente da cozinha desde que o restaurante triplicou a capacidade.

Mayke Toscano/Secom-MT
Especial para a Copa, Pintado entra em cena acompanhado de manga com curry

Sucesso em apenas 9 meses

Quando o publicitário Márcio Patrício, 31 anos, resolveu fazer hambúrgueres “gourmet” para os amigos na cozinha do fundo de casa não imaginava que nove meses depois atenderia quase 90 pessoas por dia. Tampouco acreditava que teria que se mudar totalmente para o piso superior de sua casa e contratar nove funcionários – praticamente um por mês.

Se no começo ele abria as portas de casa apenas uma vez por semana, agora o movimento é em quase todos os dias. O funcionamento é de segunda a domingo, mas nas segundas e terças o local pode ser reservado para comemorações, de aniversário por exemplo. O sistema de reserva foi a maneira que o publicitário encontrou para não extrapolar a capacidade da casa e da cozinha. É também um ponto a favor para conquistar o cliente, já que por meio da reserva consegue trata-lo pelo nome.

O fato de o restaurante estar localizado em uma área residencial longe do centro e da área de bares e restaurantes não foi problema para a clientela, pois com a internet fica tudo mais fácil. Além do público fiel, que frequenta o restaurante semanalmente, não é raro Márcio receber solicitações de reserva de pessoas de outros estados.

Como Cuiabá não tem tradição em hamburguerias, o desejo do chef-publicitário é que os clientes tenham experiências gostosas com hambúrgueres e não comam apenas para matar a fome. Para isso investe em produtos de qualidade e diferenciados e capricha na apresentação. “Meu orgulho é ler mensagens deixadas pelos clientes nas redes sociais”.

Confira os outros textos da série Sabores da Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário