12 de junho de 2014

A APL Criativa Vale do Rio Cuiabá recebe a Consultoria - Fundação Vanzolini.



Nos dias 09 e 10 de junho de 2014, Mato Grosso recebeu a Consultoria,  FUNDAÇÃO VANZOLONI, na pessoa da Consultora Polyana Penna  para  as primeiras reuniões sobre o Arranjo Produtivo Local - APL de Economia Criativa Vale do Rio Cuiabá, aprovada através de um Edital do MINC e MIDIC.

Na reunião de trabalho participaram os seguintes atores: Geraldo Donizeti Lúcio – SEDTUR, Sibele Bussiki - SETAS - Instituto , Leandro Neri - INCUBADORA -MT CRIATIVO, Elvira - SICME , Elizethe Castilho – SEDTUR, Janieli – SEMA, Lenir. Assunção - SEMA, Edir de Campos - SICME e Juarez da SICME.

O Edital de Arranjos Produtivos Locais de Economia Criativa foi elaborado em do Parceria do Ministério da Cultura - Minc, com o Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio - Mdic, que foram firmados no âmbito do Territorial se estende para todos os estados brasileiros.

A proposta de lançar um edital de projeto de APL de Economia Criativa, foi pensando no âmbito da Melhoria da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais. No Brasil foram selecionados e aprovados 27 projetos de APLS em 21 estados e 15 municípios estão envolvidos no processo com 07 Setores criativos contemplados. Os Arranjos Produtivos Locais - APLs contempladas por Setor Criativo, foram: Arte digital, Disingn, Artes de espetáculo, Audiovisual, Turismo Cultural, Moda e Artesanato

A parceria do MINC com o Mdic, visa sobretudo a ampliação e um maior alcance das atividades e consequentemente dos resultados alcançados nos âmbitos do : Desenvolvimento Regional e Local a partir da Cultura - Território Criativo, Apoio a Internacionalização da Cultura Brasileira, Apoio e Crédito aos Empreendimentos Culturais e Apoio em Inovação aos Empreendimentos Culturais

Uma vez estabelecidas as parcerias do Minc com o Mdic as próximas parcerias previstas serão com o Ministério do Turismo, Ministério de Desenvolvimentos da Agricultura Familiar estão em processo de parceria e convênio com o MInc e Mdic para Economia Criativa, tendo em vista a interface que estes Ministérios tem com o tema o que deverá ser estendido para as Unidades da Federação.

O Estado de Mato Grosso, elaborou participa com o Projeto de Economia Criativa, através de um Grupo composto por várias Instituições Governamentais, Não Governamentais, Empresários e Academia, o referido projeto foi apreciado e aprovado pelo Núcleo Técnico Estadual de APLS e cadastrado através do Sistema do Observatório de APLs do Minc e aprovado via GTP - APLs.

O grupo de elaboração do APL de Economia. Criativa de Mato Grosso no primeiro momento esta composto pela, Secretaria de Estado de Cultura -SÉC, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEDTUR, Secretaria de Indústria. Comércio e. Mineração - SICME, Secretaria de Trabalho e Cidadania - SETAS, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar -SEDRAF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, representantes do TRADE turístico e Representantes do Setor da cultura,

O grupo denominou o APL de: APL Criativa Vale do Rio Cuiabá, que tem como área de abrangência, os municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.

O APL Criativa Vale do Rio Cuiabá, contempla vários Setores Criativos do Estado de Mato Grosso, foram eles : Audiovisual, Turismo Cultural, Artesanato.

O Minc está disponibilizando a consultoria FUNDAÇÃO VANZOLONI, que segundo a Polyana   estará elaborando o Plano de Desenvolvimento da APL visando a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais em Cultura. no primeiro momento ficou definido que a APL terá como foco proncipal o Turismo Cultural e que o Grupo Gestor estará se reunindo para discutir quais são os segmentos, insumos e fatores necessários para  formatar e consolidar o Turismo Cultural  no Vale do Rio Cuiabá.

O Grupo que elaborou o Projeto já se reuniu várias vezes e até  constituiu um Núcleo Gestor, (Instância de Governança) do APL

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário