8 de junho de 2014

Cultura entra em campo


CAROLINE LANHI
Redação/Secom-MT

Lenine Martins/Secom-MT


Museu de Arte Sacra terá exposições e oficina de Siriri

Música, dança, fotografia, teatro, artes plásticas, cinema, arte circense, tradições indígenas. A seleção da cultura mato-grossense está preparada para dar um show durante a Copa do Mundo de 2014 com uma programação cultural intensa e abrangente. Na força tarefa para mostrar o que o estado tem de melhor, dois projetos ganham destaque: o Circuito Cultural Pontos do Mato e o Show 200 km/h: Crônicas da Música Autoral.







Ambos foram aprovados no Concurso Cultura 2014, edital lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2013 que aprovou 144 projetos em diversas áreas culturais. O objetivo é fomentar a programação cultural das cidades-sede da Copa do Mundo e dar espaço a pequenos e médios produtores culturais durante o megaevento. Assim, entre junho e julho, tanto turistas quanto cuiabanos terão a chance de conhecer mais a fundo a tradição e a arte produzida em Mato Grosso.



Para que ninguém fique de fora, o grupo Ação Cultural adaptou a ideia de “City Tour” e criou um free tour chamado Circuito Cultural Pontos do Mato. Com ajuda de um micro-ônibus, o projeto vai levar turistas brasileiros, estrangeiros e até cuiabanos para os principais pontos turísticos culturais de Cuiabá. De 10 a 29 de junho o ônibus sairá diariamente da Arena Pantanal, às 14h, passando pelo Centro de Atendimento ao Turista (na Av. Isaac Póvoas), rumo aos pontos de cultura selecionados pelo projeto. A última parada é na Arena Cultural, no Sesi Papa.



Serão necessárias duas tardes para participar do passeio completo. Nos dias pares o ônibus passa pelo Museu da Arte Sacra e pelo Museu da Caixa D’Água Velha. Já nos dias ímpares as paradas são no Museu da Pré-História – Casa Dom Aquino e na Escola de Circo Leite de Pedras. Realizando o “tour” completo o visitante vai usufruir de exposições de fotografias, artes plásticas, arte sacra, arqueologia, paleontologia, além de oficinas de dança, música, arte circense, costumes indígenas e ainda assistir a um pequeno concerto do Instituto Ciranda - Música e Cidadania. Um verdadeiro mergulho na cultura local!





O circuito foi pensado especialmente para a Copa do Mundo, por meio do edital Concurso Cultura 2014. Para o coordenador do projeto, Eduardo Espíndola, um fator importante para a aprovação foi “free tour”, que vai possibilitar ao turista a visita a vários pontos de cultura em um período curto de tempo. “Como os locais são distantes um dos outros, pensamos em como ligar esses pontos, aí surgiu a ideia do ônibus”. Além disso, o circuito atende ao principal critério do edital, que é a união de pelo menos quatro pontos de cultura.



O projeto também se diferencia pela função social. Dois pontos de cultura que trabalham com a inclusão foram convidados a participar do projeto. Aos sábados o Circuito Pontos do Mato vai passar pelo Instituto dos Cegos de Mato Grosso, onde também funciona o ponto “Cultura para ver” que realiza ações pela inclusão e melhora da autoestima dos deficientes visuais. “Essa é a oportunidade de atrair mais alunos, motivar aqueles que estão em casa e não acreditam que são capazes”, comemora a professora do instituto, Natalícia Canhete.



Outro parceiro é o Instituto Mão Amiga, um ponto de cultura que oferece a crianças e adolescentes do bairro Tijucal cursos como música, teatro, informática e serigrafia. Cinco jovens do programa foram treinados para trabalhar como monitores durante o circuito. “Esse contato com pessoas de outros estados, países, de outras culturas é uma oportunidade de crescimento”, avalia a coordenadora do Instituto, Leonice Tenor.


Divulgação


Cuiabá terá cinco shows de Caio Mattoso e os Arteiros entre 13 de junho e 12 de julho

A 200 km/h

Acompanhado da banda Arteiros, o músico mato-grossense Caio Mattoso acelerou e saiu à frente com “Show 200 km/h: Crônicas da Música Autoral”. O grupo conseguiu o segundo lugar na categoria música do Concurso Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e está pronto para cinco shows em Cuiabá no período de jogos da Copa.

Formado há pouco mais de um ano, Caio Mattoso e sua trupe fez a primeira apresentação em 08 de março de 2013, no Cavernas Bar, em Cuiabá. Para comemorar, o primeiro show dessa “turnê” especial da Copa será no mesmo local onde começaram, no dia 13 de junho. As apresentações também seguem na Praça do Pedra 90 (22/06), Pavilhão das Artes (28/06), Cine Teatro Cuiabá (04/07) e, por fim, na Casa Cuiabana (12/07).

Três apresentações terão convidados especiais, entre eles Paulo Monarco, outro músico cuiabano. Cada show terá um diferencial: minifeira de livros, comida típica, leilão de obras de arte ou exposições. O que não vai faltar em todos os dias é música e exibição de curta metragens produzidos em Mato Grosso, como “Eu Nóia” de Eduardo Ferreira e “Depois da Queda” de Bruno Bini.

Esse formato de show se encaixou em todos os requisitos exigidos pelo MinC, principalmente pelo diálogo com outras linguagens artísticas. Desde que começaram a se apresentar juntos em Cuiabá, Caio e os Arteiros investiram em shows que incluíam exposições de artes plásticas, teatro, dança e literatura. E quando Julianne Moura, uma das componentes da banda, ficou sabendo sobre o edital não perdeu tempo e inscreveu banda. “Sabia que tínhamos grandes chances de ser aprovados”, conta.

Serviço:

Para ficar por dentro de toda a programação do Show 200 km/h: Crônicas da Música Autoral é só seguir a banda pelo Facebook www.facebook.com/caiomattosoeosarteiros

No site do Ação Cultural está disponível a programação completa do Circuito Cultural Pontos do Mato. Ou então, siga o projeto pelo Facebook www.facebook.com/circuitopontosdomato

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário